“Não terá o salário”: Renata Vasconcellos paralisa JN com decreto do INSS que abala lista de CPFs em 2025

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

29/01/2025 11h40

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Renata Vasconcellos no Jornal Nacional e logo do INSS (Foto: Reproduções / Globo / Internet)

Renata Vasconcellos dá notícia envolvendo agendamentos do INSS

Na última segunda-feira, 27, Renata Vasconcellos paralisou o Jornal Nacional, da Globo, com uma notícia importante do INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante o telejornal, a apresentadora atualizou as informações sobre o reagendamento de perícias médicas de inúmeros brasileiros devido as greves no Instituto.

“O INSS começou a reagendar automaticamente todas as perícias médicas afetadas pela greve”, iniciou Renata Vasconcellos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, afinal, o que aconteceu?

Desde setembro de 2024, cerca de 10% dos peritos do INSS estão paralisados.

De acordo com o Ministério da Previdência Social, o novo Programa de Gestão e Desempenho, implementado após a greve de 2022, é o principal motivo da greve.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Além disso, a categoria também se opõe a um acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU), que declarou ilegais algumas cláusulas do acordo firmado na paralisação anterior.

Mudança nas datas

Desse modo, a partir de 27 de janeiro de 2025, o reagendamento das perícias médicasserá feito automaticamente, caso o perito responsável esteja em greve

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ministério da Previdência estabelecerá como prioridade garantir o agendamento no mesmo dia, com outro perito. Mas, isso não será uma regra.

O INSS informará os segurados sobre o reagendamento das perícias da seguinte forma:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Por meio de mensagens enviadas no aplicativo Meu INSS;
  • Pelo canal de atendimento 135;
  • Pelo celular.

Atenção a Golpes: O INSS não realiza ligações nem envia e-mails solicitando documentos, senhas bancárias ou informações pessoais. Fique atento a tentativas de fraude.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Renata Vasconcellos no Jornal Nacional (Foto: Reprodução / Globo)

Salários

Além disso, o ministro Carlos Lupi determinou o desconto nos salários dos grevistas pelos dias parados e a suspensão de suas agendas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Quem faltar não terá o salário daquele dia que faltar. Quem faltar e não quiser atender, essa pessoa antes não podia ser colocada pra outro médico atender. Hoje, o Supremo já autoriza para que a gente distribua para outro médico. Muitas das vezes, na hora, se tiver folga ou vaga numa outra agenda de um outro médico, ela vai ser atendida e resolvida ali”, diz Carlos Lupi.

Atinge trabalhadores

Durante a reportagem, o Jornal Nacional destacou a história de Maria Assunção Cambronio, uma segurada que aguarda a realização de sua perícia médica.

“Já são quatro meses sem salário esperando para fazer a perícia médica. A Maria Assunção Cambronio tem câncer de mama e, por orientação médica, não pode trabalhar durante a quimioterapia”, disse a jornalista da Globo.

Maria recebeu o atestado médico em outubro de 2024, conseguiu agendar sua perícia para janeiro de 2025, mas o perito estava em greve.

Ela é uma das 125 mil pessoas que tiveram a perícia cancelada entre 20 de agosto e 21 de dezembro de 2024 devido à paralisação dos peritos.

Fila da perícia médica (Foto: Reprodução / Globo)
Fila da perícia médica (Foto: Reprodução / Globo)

Considerações finais

Em suma, Renata Vasconcellos confirmou que a partir do dia 27 de janeiro o INSS irá reagendar automaticamente perícias médicas afetadas pela greve.

Veja mais informações sobre o INSS clinicado aqui.

Qual é a idade mínima para a aposentadoria pelo INSS em 2025?

Por falar no INSS, inúmeros trabalhadores possuem sobre a idade mínima necessária para se aposentarem.

Desde a Reforma da Previdência de 2019, as regras de aposentadoria passaram a ser alteradas todos os anos.

De acordo com informações do portal G1, as mulheres precisam ter 62 anos e 15 anos de contribuição para se aposentarem.

Por fim, os homens devem ter 65 anos e 20 anos de contribuição.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Previdência Social (Foto: Reprodução / Globo)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.