Colunas Foco na TV

Ninguém quer? Por que o BBB com famosos pode se tornar um dos maiores fiascos da Globo

Tiago Leifert comanda o BBB na Globo. (Foto: Divulgação)
Tiago Leifert comanda o BBB na Globo. (Foto: Divulgação)

Vigésima temporada do BBB deve ter uma proposta especial, confinando famosos da internet

Após muitas especulações, a 20ª temporada do BBB deve mesmo ganhar uma proposta diferente, tendo parte ou a totalidade do seu elenco formada por famosos, e não apenas anônimos, como é tradição.

O reality da Globo já chegou a ter uma edição com ex-BBBs, mas será a primeira vez que confinará na “casa mais vigiada do país” indivíduos já conhecidos do público, mas que nunca participaram do programa.

A proposta, que chegará para celebrar a vigésima temporada do reality, um número redondo, será semelhante ao da concorrente, A Fazenda, da Record, que desde a primeira edição já confina rostos conhecidos do público — pelo menos na teoria. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, a ideia da Globo é que o elenco seja formado especialmente por influenciadores digitais, youtubers ou “famosos da internet” — como a emissora prefere chamar.

+ Vencedor definido? Descubra se realmente existe manipulação da Record em A Fazenda

Dessa forma, a Globo tentaria atrair um público mais jovem e apostar que esses youtubers possam fazer com que parte dos seus milhares e até milhões de seguidores alavanquem a audiência do BBB.

A notícia agitou o público nas redes sociais e os próprios youtubers, mas a reação de alguns deles surpreendeu. Isso porque, diversos nomes, alguns bastante famosos, como Felipe Castanhari, Thaynara OG e Carlinhos Maia, pegaram carona no burburinho e resolveram vir a público revelar que foram chamados pela Globo para participar da edição especial do reality, mas recusaram.

Entre as alegações, está a de que não suportariam o confinamento, e até de que a superexposição do BBB “não compensaria” por um valor que “poderiam ganhar dentro de três meses”, incluindo o prêmio principal de R$ 1,5 milhão.

Boninho é diretor do BBB. (Foto: Reprodução)
Boninho é diretor do BBB. (Foto: Reprodução)

FAMOSO… QUEM?

Essa revelação de vários influenciadores e youtubers do “primeiro escalação”, de que não toparam o convite para o BBB, passa a levantar uma ideia de que essa nova proposta do reality começou com o “pé esquerdo”, e que aponta para o fracasso.

Levando em conta os nomes sondados pela Globo, existe a ideia de que a emissora pretende apostar no sucesso da temporada contando justamente com os maiores youtubers e influenciadores da internet.

+ Crise na Globo? Descubra os motivos por trás da misteriosa saída de grandes estrelas da emissora

É verdade que o BBB é sucesso e se mantém no ar durante tanto tempo tendo o elenco formado por anônimos. A própria A Fazenda sempre enfrentou dificuldades para montar times de participantes compostos por grandes celebridades, e acaba apostando em nomes pouco conhecidos e que se tornam famosos por suas atitudes já dentro do confinamento.

Porém, seria frustrante para o público e até motivo de piada se a Globo resolver anunciar uma edição especial do BBB com “famosos da internet”, mas os tais famosos não passassem de subcelebridades pouco conhecidas da maioria dos telespectadores, uma vez que os principais nomes vêm dizendo “não” para o canal.

Globo já vem convidando youtubers para a próxima temporada do reality. (Foto: Reprodução)
Globo já vem convidando youtubers para a próxima temporada do reality. (Foto: Reprodução)

COISAS DIFERENTES

Outro fator que pode apontar o fracasso da próxima edição do BBB é o fato de que youtubers e televisão não vêm se tornando uma boa combinação nos últimos anos. A Globo aposta na já saturada teoria de que trazer influenciadores digitas para a TV é sinônimo de audiência, já que essas personalidades viriam acompanhadas dos seus milhares e milhões de seguidores. Porém, na prática, não é isso que vem acontecendo.

O público da internet ainda se mostra distinto do público da TV. Ironicamente, boa parte dos assuntos que aparecem entre os mais comentados do Twitter são relacionados a programas da TV, mas na audiência, esses números não se confirmam.

+ Pânico invade A Fazenda por duas vezes, leva notícias externas aos peões e causa pavor na Record

Um caso recente é o da última edição do Aprendiz, na Band, que teve seu elenco formado por influenciadores digitais, que juntos somavam mais de 40 milhões de seguidores em plataformas como Instagram e YouTube. Porém, na audiência, o programa sofreu para ultrapassar 1 ponto de audiência.

Os mais esperançosos podem defender a tese de que o sucesso do reality depende essencialmente da personalidade e disposição do elenco que será formado, independente se os participantes são mais conhecidos do público ou não.

+ O dia em que Silvio Santos virou ator e apareceu em novela da concorrência com estrelas “globais”; assista

Porém, levando em conta os outros fatores, as previsões iniciais não são das mais otimistas para o próximo BBB, e a tendência é de que essa proposta não vingue e a nova edição se torne um dos maiores fracassos da história, podendo superar a temporada anterior, a pior de todas em termos de audiência.

Vale lembrar que ainda não há a confirmação oficial de como funcionará a dinâmica da nova temporada, e o próprio Boninho, diretor do BBB, tratou de fazer suspense e até ironizar as declarações dos tais influenciadores que teriam recebido convites para o programa. Então vamos aguardar!

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Renan Santos

Atuando também como roteirista de TV e cinema, Renan é redator e colunista do TV FOCO desde 2014, noticiando e criticando o mirabolante e imprevisível universo televisivo e dos famosos.