Colunas Especiais Exclusivo Pantanal SBT

No passado, SBT se levantou com a reprise de “Pantanal” e passou a fazer propaganda das novelas da Globo

Cristina Oliveira em cena da novela "Pantanal", da extinta TV Manchete (Foto: Divulgação)
Cristina Oliveira em cena da novela “Pantanal”, da extinta TV Manchete
(Foto: Divulgação)

Em 2008, em plena crise de audiência, o SBT deu aquela que seria uma de suas maiores cartadas de todos os tempos. É que a emissora de Silvio Santos resolveu colocar no ar uma das tramas de maior sucesso da extinta TV Manchete. Estamos falando da novela “Pantanal” que entrou no ar e rapidamente se tornou um grande sucesso no SBT atingindo médias de 15 pontos com facilidade.

Naquele período, com uma queda grande na audiência e a falta de aposta na teledramaturgia própria, o SBT passou a bater de frente com a Globo em pleno horário nobre. Silvio Santos ficou tão empolgado com o resultado da trama que mandou elaborar aquela que seria uma das maiores propagandas já feitas pelo SBT para a concorrente carioca: “Quando terminar a novela da Globo, a Favorita, troque de canal e veja Pantanal”, dizia a chamada que entrou para história da TV brasileira pela ousadia.

Resultado de imagem para pantanal no sbt

O fato é que a reprise da trama foi ao ar há mais de 10 anos no SBT, mas causou diversos problemas para a emissora por anos com o autor da trama Benedito Ruy Barbosa.  O SBT comprou parte da massa falida da TV Manchete. Entretanto, a Globo havia comprado os direitos autorais da obra diretamente do escritor, Benedito Ruy Barbosa.

 O autor, então, entrou com ação pedindo indenização por perdas e danos contra a emissora de Silvio Santos. No ano passado, o SBT foi condenado a pagar 100 mil de indenização para Benedito Ruy Barbosa, pelo que se sabe a emissora voltou a entrar com recurso. Ou seja, essa disputa se mantém até hoje.
Benedito Ruy Barbosa. (Foto: Divulgação)
 Relembre a chamada icônica: 

Participe agora do grupo do TV FOCO no Telegram e receba tudo sobre BBB - Clique aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Aaron Tura

Aaron Tura é um jornalista, paulista que ama o mundo da televisão e seus afins. Ligado nas novidades da telinha, fundou o TV FOCO em 2006 com o propósito de trocar opiniões e informações!