Novelas

Nos Tempos do ImperadorNovelas

Nos Tempos do Imperador dá show de desserviço com racismo reverso, globais detonam e autora se desculpa: “Erro grosseiro”

Samuel e Pilar vivem amor impossível em Nos Tempos do Imperador que foi criticado (Foto: Reprodução/Globo)

Cena de Nos Tempos do Imperador é detonada e autora surge para se desculpar; entenda

No último sábado (21) de Nos Tempos do Imperador foi exibida uma cena de Pilar (Gabriela Medvedovski) e Samuel (Michel Gomes) que deu o que falar nas redes sociais. O barulho das críticas soou tão alto que a autora da novela da Globo pediu desculpas por erro grosseiro.

Vamos lá, o que aconteceu? Na trama, Pilar descobriu que Luísa (Mariana Ximenes) se mudaria para Paris e então decidiu pedir para morar na Pequena África onde vive seu namorado. Pequena África é um bairro que serve como uma comunidade de resistência ao racismo. Comandado pelo rei Dom Olu (Rogério Brito), lá mora homens e mulheres livres ou fugidos da escravidão.

Quando Pilar pediu abrigo, ela teve o pedido negado por Dom Olu, afinal de contas, lá só moram negros. O rei disse que como uma mulher branca, a jovem não encontraria resistência para morar em outro lugar. Na história, a sós com a namorada, Samuel se revolta com a decisão.

“Só porque você é branca não pode morar na Pequena África? Como queremos ter os mesmos direitos se fazemos com os brancos as mesmas coisas que eles fazem com a gente?”, esta foi a fala do personagem. Imediatamente quem estava acompanhando a trama foi reclamar na internet sobre o racismo reverso retratado.

A cena chegou até o influenciador AD Junior que fez um post em seu Instagram analisando a situação: “São cenas como essa que viram verdades para pessoas desinformadas sobre o período da escravidão. Pessoas negras nem eram consideradas seres humanos e nem poderiam de fato segregar pessoas. Sem poder. Os brancos poderiam morar até lá no centro da pequena África se quisessem. Eles são e eram DONOS de Tudooo… Pessoas negras viviam em regime de exceção”, escreveu.

Veja também

A fala de um homem negro no período da escravidão dessa forma seria tão bizarra que chega a assustar quem assiste uma cena dessas. Quem foi o ser que escreveu esse texto?! Aplicar o conceito de racismo reverso numa fala é muito perigoso e essa cena vai morar na cabeça de milhares de pessoas. Um desserviço total“, pontou.

A publicação viralizou e chegou nos artistas até mesmo da própria casa que criticaram a cena de rascimo reverso (que não existe, só para ressaltar) em Nos Tempos do Imperador. “Ah mano… não acertam uma…?”, questionou a cantora Maria Rita. “Sério, mano?”, perguntou a atriz Monica Iozzi.

“Jura?”, estranhou o ator Fabricio Oliveira. “Genteeee… Realmente fica difícil”, pontuou Tia Má. “Bastante vergonha”, observou o ator Ícaro Silva. “Bola fora total! Uma cena que marca e deseduca. Lamentável”, comentou o ator Helio de la Peña. “Deve ter doído muito para o ator fazer essa cena, fico aqui pensando no psicológico do Michel Gomes”, marcou a atriz Polly Marinho.

Esses são alguns exemplos de artistas que se manifestaram, o reboliço foi tanto que uma das autora de Nos Tempos do Imperador, Thereza Falcão, se manifestou no próprio post. Foi péssimo. Pedimos muitas desculpas. Eu mesma quando vi a cena aqui em casa, falei: o que foi isso? Todos os capítulos que vão ao ar até o 24 foram escritos em 2018, gravados na ampla maioria em 2019″, justificou a autora.

Gabriela Medvedovski vive romance com Michel Gomes na trama de Nos Tempos do Imperador
Gabriela Medvedovski vive inter-racial romance com Michel Gomes na trama de Nos Tempos do Imperador (Foto: Divulgação/Globo)

“Na época não contávamos com uma assessoria especializada, o que só aconteceu no ano passado, com a entrada do Nei Lopes. Hoje assisto a muitas cenas com uma sensação muito longínqua. Mais uma vez pedimos desculpas por cometer um erro grosseiro como esse”, pediu a Thereza ao mencionar o pesquisador de cultura afro-brasileira.

O POST:

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Quem escreve

Thais Teles

Apaixonada por desenhos, fã de Jogos Vorazes, admiradora de Frida Kahlo, adora se perder no catálogo da Netflix e se emocionar com Coldplay. Desde menina sempre foi apaixonada por televisão, noveleira assídua desde as tramas alá Maria do Bairro ou intensas como o furacão Carminha. Formada em Publicidade e Propaganda em 2014. Escreve desde que se conhece por gente. Foi no ano de 2017 que integrou oficialmente o time TV Foco e desde então adora fofocar e dar spoilers das novelas. 

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários