Novelas

Nos Tempos do ImperadorNovelas

Nos Tempos do Imperador: Último capítulo! Descubra os desfechos da novela que retratou Dom Pedro II

Último capítulo de Nos Tempos do Imperador (Foto: Montagem/Thais Teles/Reprodução/Globo)

Nos Tempos do Imperador chega ao final; saiba como pode terminar

Chegou o grande dia, nesta sexta-feira, 04 de fevereiro, será exibido o último capítulo de Nos Tempos do Imperador. Apesar de rolar um mistério por parte da Globo, já posso te adiantar alguns dos desfechos da novela escrita por Alessandro Marson e Thereza Falcão.

Aliás, a própria história já disse qual seria o final da novela que deve seguir a vida real. Como a trama, no penúltimo capítulo, teve acontecimentos retratado no ano de 1870, aproximadamente, há fatos que Selton Mello, como Dom Pedro II narrará no último capítulo.

FAMÍLIA IMPERIAL

Dom Pedro II logo que passar o seu trono para a princesa Isabel (Giulia Gayoso) desde então se dedicará a “relaxar” mais. Na vida real, o imperador fez viagens para o Oriente Médio, Estados Unidos e entre outros.

Porém, a República foi proclamada em 15 de julho de 1889, ou seja, a família imperial foi exilada para Europa em novembro do mesmo ano.

Desde então Pedro viveu na França, sua morte se deu após passear de pelo rio Sena em carruagem aberta em pleno frio. Em primeiro lugar ficou resfriado, depois teve pneumonia e a partir daí morreu dia 5 de dezembro de 1891.

Veja também

Anteriormente a este fato, Pedro já estava viúvo.

Teresa Cristina (Letícia Sabatella), ainda que não tenha sido retratado em Nos Tempos do Imperador, sofria com asma cardíaca. Então quando foi obrigada a ficar longe do Brasil se entristeceu, após meses, a família descobriu que jamais poderiam retornar ao país.

Então em 1889, a imperatriz faleceu de uma parada cardiorrespiratória. A Princesa Imperial, vulgo, Isabel seu mudou para Cannes, na França, com o marido Gastão (Daniel Torres).

Apesar de ter engravidado pela primeira vez de Luísa Vitória, a bebê nasceu morta. Ainda assim, Isabel foi mãe de Afonso Pedro, Luís Maria e Antônio Gastão, mas esta parte deverá apenas ser mencionada na novela.

A princesa viveu até os 75 anos e faleceu em 1921. Já seu marido, Conde D’Eu, no mesmo ano da morte da esposa, voltou ao Brasil para repatriar os restos mortais dos imperadores, no ano seguinte morreu de causas naturais.

Família Imperial logo na virada da segunda fase Nos Tempos do Imperador (Foto: Reprodução/Globo)

Caçula da família, a princesa Leopoldina (Bruna Griphao), infelizmente foi a que morreu mais cedo. Após engravidar de seu quarto filho, ela decidiu ficar em Viena. Lá, consumiu água contaminada e teve febre tifoide, falecendo aos 23 anos de idade.

Com Augusto (Gil Coelho), Leopoldina teve quatro filhos: Pedro Augusto, Augusto Leopoldo, José Fernando, Luís Gastão. Por falar no militar, logo depois ficar viúvo o que deve ser mencionado em Nos Tempos do Imperador, ele se instalou na Áustria, o Duque de Saxe-Coburgo viveu até os 62 anos e faleceu em 1907.

OS BARRAL

Ao contrário do que foi retratado em Nos Tempos do Imperador, Luísa (Mariana Ximenes) se mudou do Brasil logo depois dos casamentos das princesas. A Condessa de Barral viveu na França seus últimos anos de vida. Ela morreu de pneumonia em janeiro de 1891, aos 74 anos.

Curiosamente, Dom Pedro II morreu no mesmo ano meses depois aos 58 anos.

Após cumprir sua missão com as princesas e antes de morrer, é claro, Luísa se dedicou a cuidar do filho Dominique (Guilherme Cabral) até seu casamento com Maria Francisca de Paranaguá, em 1883, assim como seu pai se tornou diplomata.

Luísa chorou na reconciliação com Dominique em Nos Tempos do Imperador (Foto: Reprodução/Globo)

DUQUE DE CAXIAS

A guerra do Paraguai foi crucial para piorar a saúde de Duque de Caxias (Jackson Antunes). Seus últimos anos de vida, o militar passou em uma cadeira de rodas e morreu em 1880.

BARÃO DE MAUÁ

Irineu Evangelista, ou melhor, Mauá (Charles Fricks) após a proclamação da República encontrou dificuldades em sua vida política e empresarial. Sua decadência começou em 1875, teve que vender suas empresas para quitar dívidas, morreu aos 76 anos de idade.

JOSÉ DE ALENCAR

O escritor e político vivido pelo ator Alcemar Vieira faleceu de tuberculose no ano de 1877 dizem que magoado com o protagonista de Nos Tempos do Imperador por não ter sido nomeado senador.

SOLANO LÓPEZ

A guerra contra o Paraguai terminará após a morte de López (Roberto Birindelli) que morreu em batalha aos 42 anos de idade. Sua mulher a irlandesa Elisa Alicia, no entanto, viveu até os 52 anos e só morreu na França em 1886.

OUTROS PERSONAGENS:

Pilar (Gabriela Medvedovski) apesar de não existir na vida real teve sua história como referência a de Rita Lobato Velho. A primeira médica do Brasil. Ao que tudo indica terá o seu final feliz ao lado de Samuel (Michel Gomes) assim que ele for inocentado da morte de Ambrósio (Roberto Bonfim).

Por outro lado, em Nos Tempos do Imperador, Dolores (Daphne Bozaski) terá o seu final feliz ao se casar com Nélio (João Pedro Zappa) no último capítulo. A cerimônia terá a presença da sogra Lota (Paula Cohen) e a filha Mercedes como daminha.

Por meio de uma carta, Lupita (Roberta Rodrigues) se despediu após ganhar sua alforria. Já Quinzinho (Augusto Madeira) se dará bem ao fazer show de comédia ao vivo no cassino. Clemência (Dani Barros) e Vitória (Maria Clara Gueiros) ficam juntas.

Vitória e Clemência se beijam novamente na novela Nos Tempos do Imperador (Foto: Reprodução/Globo)

Justina (Cinnara Leal) além de se formar muda a vida das crianças da Pequena África ao abrir uma escola após se separar de Guebo (Maicon Rodrigues). Zayla (Heslaine Vieira), inclusive, é quem ficará com o líder dos Guerreiros. Jamil (Blaise Musipere), Mãe Cândida (Dani Ornellas) e Dom Olu (Rogério Brito) se dedicam a vida pelo fim da escravidão.

VÍDEO YOUTUBE: Wesley Safadão é internado às pressas e mãe implora orações

Quem escreve

Thais Teles

Apaixonada por desenhos, fã de Jogos Vorazes, admiradora de Frida Kahlo, adora se perder no catálogo da Netflix e se emocionar com Coldplay. Desde menina sempre foi apaixonada por televisão, noveleira assídua desde as tramas alá Maria do Bairro ou intensas como o furacão Carminha. Formada em Publicidade e Propaganda em 2014. Escreve desde que se conhece por gente. Foi no ano de 2017 que integrou oficialmente o time TV Foco e desde então adora fofocar e dar spoilers das novelas. 

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários