Novelas

Nos Tempos do ImperadorNovelas

Nos Tempos do Imperador: Globo apura denúncia de racismo sofrido por elenco nos bastidores da trama; entenda o caso

Dom Olu se revolta com violência em cena de Nos Tempos do Imperador (Foto: Reprodução/Globo)

Parte do elenco de Nos Tempos do Imperador teria feito denúncia grave sobre os bastidores da novela

Se tem algo que Nos Tempos do Imperador deu para a Globo foi dor de cabeça. A trama de Alessandro Marson e Thereza Falcão teria tido um sério problema em seus bastidores ano passado. Parte do elenco teria feito uma denúncia de racismo a alta cúpula da emissora carioca.

A informação é da colunista Mônica Bergamo do jornal Folha de São Paulo. Ao que parece o departamento de compliance foi acionado para verificar possíveis discriminações raciais feitas nos bastidores das gravações da novela em 2021.

A Globo foi questionada quanto a denúncia, mas se isentou de comentá-la enquanto o processo está rolando no departamento. No entanto, a emissora reforçou que tem um código de ética que proíbe atos discriminatórios no ambiente de trabalho. A pena de quem infligir esta regra é até de demissão.

Ainda assim, em nota à colunista, a emissora afirmou sobre o caso:

Temos uma ouvidoria para receber quaisquer relatos de violação ao código. Todos são apurados criteriosamente assim que a empresa toma conhecimento e as medidas necessárias são adotadas, com garantia de absoluto sigilo aos denunciantes e colaboradores sobre as apurações“, ressaltou.

Veja também

Nos Tempos do Imperador é retratada na época da monarquia brasileira, ou seja, enquanto a escravidão era um dos pilares vergonhosos do Brasil. Certas abordagens da novela foram extremamente criticadas.

O caso mais famoso foi uma cena entre Pilar (Gabriela Medvedovski) e Samuel (Michel Gomes) que se retratou “racismo reverso”, algo que não existe. Desde então, a Globo contratou uma revisora de história para auxiliar a novela. Algumas cenas foram regravadas e o roteiro reformulado.

O CASAL DA NOVELA:

Samuel e Pilar viveram amor impossível em Nos Tempos do Imperador (Foto: Reprodução/Globo)

O Departamento de Compliance é responsável por fazer cumprir regras, processos e procedimentos dentro das diretrizes não só das empresas como das leis. Na Globo, o caso mais conhecido que foi investigado foi o de Marcius Melhem que foi acusado de assédio por atrizes, especialmente, Dani Calabresa.

VÍDEO YOUTUBE: Luto! Anne Lottermann, do Faustão, encara a morte de perto

Quem escreve

Thais Teles

Apaixonada por desenhos, fã de Jogos Vorazes, admiradora de Frida Kahlo, adora se perder no catálogo da Netflix e se emocionar com Coldplay. Desde menina sempre foi apaixonada por televisão, noveleira assídua desde as tramas alá Maria do Bairro ou intensas como o furacão Carminha. Formada em Publicidade e Propaganda em 2014. Escreve desde que se conhece por gente. Foi no ano de 2017 que integrou oficialmente o time TV Foco e desde então adora fofocar e dar spoilers das novelas. 

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários