Novelas

Nos Tempos do ImperadorNovelas

Nos Tempos do Imperador: Com a audiência no limbo, Globo passa a faca em capítulos, acelera substituta e mata personagens

Dom Pedro II é o protagonista de Nos Tempos do Imperador (Foto: Montagem/TV Foco)

Nos Tempos do Imperador anda afundando a audiência das seis e a Globo está enlouquecida para virar o jogo

A verdade é que sem querer, querendo Nos Tempos do Imperador virou uma grande dor de cabeça para a Globo. Planejada para ir ao ar no começo de 2020, a trama de época foi duramente atingida pela pandemia do Covid-19, como demandaria mais trabalho foi solicitado que os autores Thereza Falcão e Alessandro Marson adiantasse os capítulos o mais rápido possível.

Não só adiantar, mas adaptar para os novos protocolos de segurança. Depois de ser adiada e interrompida, Nos Tempos do Imperador estreou sob alta expectativa, não só porque o horário das seis voltou a ter uma obra inédita, mas por ser a continuação de Novo Mundo.

Novela dos mesmos autores que fez sucesso em 2017, porém houveram decepções. A audiência não anda correspondendo, na verdade, está com um índice pior para a faixa desde Boogie Oogie (2015). A meta é ter 20 pontos e a trama está com uma média de 17. Mas, já chegou a ter um capítulo com 13.

O foco está no triângulo envolvendo Dom Pedro II (Selton Mello), Teresa Cristina (Leticia Sabatella) e a Condessa de Barral, Luísa (Mariana Ximenes). O problema é que público brasileiro dificilmente perdoa traição e o casal formado por Pedro e Luísa, apesar de ter química, justamente por isso é rejeitado.

Por outro lado, há o casal Pilar (Gabriela Medvedosvki) e Samuel (Michel Gomes) que depois que protagonizaram uma cena de racismo reverso, não conseguiram cativar o público. Adaptada, parece que a novela não desenvolve, o núcleo de humor não está no ponto. Fora que há uma romantização da monarquia e a ignorância com certos fatos históricos.

Veja também

Para piorar todo esse problema, a novela virou uma obra fechada já que vem sendo gravada desde o ano passado. Segundo Patrícia Kogut a alta cúpula da Globo já está mexendo seus pauzinhos. Haverá um grupo de discussão para escutar telespectadores e a partir dessa pesquisa adicionar mudanças.

Cenas já gravadas estão sendo cortadas, quem acompanha o resumo de Nos Tempos do Imperador nota que em certos dias as informações estão menores que o de costume. Personagens continuarão morrendo e ainda haverá um banho de sangue!

ABENA E BALTAZAR

Depois de Ambrósio (Roberto Bonfim) e o pai de Luisa, os primeiros personagens a dar adeus a história foram a lavadeira Abena (Mary Sheyla) e o músico Baltazar (Alan Rocha). Casal importante para o núcleo da Pequena África desapareceu e a morte dos dois ficou implícita.

Após dias, Cândida (Dani Ornellas) viu os amigos no quarto onde Guebo (João Victor Menezes) delirava de febre. Sob uma luz branca, os corpos cheios de terra, molhados se deduz que os dois foram atacados por Borges (Danilo Dal Farra) e atirados ao mar.

Abena (Mary Sheyla) e Baltazar (Alan Rocha) em Nos Tempos do Imperador (Foto: Reprodução/Globo)

LURDES

Lurdes (Bia Guedes) foi a dama de companhia da Imperatriz Leopoldina (Letícia Colin) em Novo Mundo, ela seguiu na história quase como uma segunda mãe para Dom Pedro II. A morte da baronesa foi uma das cenas mais tristes exibidas na novela até agora.

Ainda que repentina e com gosto de quero mais, já que ela recebeu uma declaração de amor no leito de morte de Nicolau (Lu Grimaldi), ponto para Lu Grimaldi e Selton Mello pelas atuações.

Lurdes morreu na frente de Pedro em Nos Tempos do Imperador (Foto: Reprodução/Globo)

GERMANA E LICURGO

Casal de malandros fizeram sucesso em Novo Mundo também ganharam o seu espaço na sequência da novela, vividos por Guilherme Piva e Vivianne Pasmanter, eles morrerão em breve.

Após roubarem joias de Teresa Cristina, os idosos fugirão, mas Germana fica presa em um trilho. Licurgo tenta resgatá-la, mas o trem está vindo. Ele mandará ela passar as joias, mas Germana, revoltada, o puxa para a morte.

Licurgo e Germana morrerão em Nos Tempos do Imperador (Foto: Reprodução/Globo)

Vale ainda ressaltar que Dom Pedro II tem um inimigo, antes de Tonico Rocha (Alexandre Nero), o general paraguaio Solano Lopes (Roberto Birindelli).

Na reta final de Nos Tempos do Imperador esta rivalidade explodirá e haverá uma guerra entre os dois países. Se for como na vida real, ela será sangrenta e ceifará vários personagens.

Nos Tempos do Imperador entrará em breve na sua segunda fase e passarão oito anos na história, esse momento é aguardado para que a trama se recupere. Afinal de contas, o último capítulo será exibido apenas em 4 de fevereiro de 2022.

Apesar de acelerada, a substituta, Além da Ilusão, somente começará a ser gravada em outubro. Emissora não quer nova reprise, mas seria uma alternativa. Será que a Globo consegue reverter esta crise?

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários