Globo expôs tecnologia falha do INSS que vinha causando problemas
O INSS tem sido uma das principais pautas do Jornal Nacional nos últimos meses. Diante dos últimos acontecimentos, o noticiário tem sido porta-voz aos aposentados e pensionistas da instituição.
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Para quem não tem acompanhado, a Globo vem divulgando informações sobre as mudanças internas, alertas de golpes e também a enorme fila que acompanha a Previdência. Essa, aliás, é uma das principais questões para o serviço público.
Em uma edição exibida no mês de agosto do ano passado, o Jornal Nacional repercutiu uma iniciativa do INSS para tentar acelerar a concessão de benefícios, mas que, lamentavelmente, acabou criando um problema. Isso, claro, afetou diretamente os beneficiários.
Desta vez, foi pontuado que, por causa do recente sistema tecnológico, diversas pessoas estão com os dados desatualizados e sem orientação antes de solicitar o auxílio. Segundo a Globo, quase 4 entre 10 pedidos foram analisados por um sistema automatizado nos primeiros meses de 2023.
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Isso, porém, é mais do que o dobro do registrado no ano de 2022. Em resposta, o INSS declarou que o sistema considera aquilo que a pessoa informa e cruza com o banco de dados. No entanto, a presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, Adriane Bramante, explicou o problema.
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De acordo com a representante do IBDP, a questão é que, em boa parte dos casos, esses dados estão desatualizados e falta orientação para que possam resolver a situação do solicitante, antes de pedir o benefício à instituição. Como consequência, isso prejudica ainda mais a fila de espera.
Quantas pessoas esperam por algum benefício do INSS?
Este ano, as informações foram atualizadas. Segundo o relatório mensal divulgado pelo Portal de Transparência Previdenciária, desde janeiro, a fila de pedidos caiu de 1,6 milhão para 1,5 milhão de requerimentos. Agora, a meta é diminuir ainda mais esse número.
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