CONFIRA

Nova idade mínima e maior vitória da década cravada por Lula: 4 grandes mudanças do INSS entram em vigor


Mudanças do INSS estão em vigor (Foto: Reprodução/ Internet)

Confira quais são as grandes mudanças do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre ótimas notícias envolvendo a autarquia. Acontece que o órgão tem 4 grandes mudanças em vigor, com nova idade mínima e uma vitória cravada pelo Presidente Lula.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

O ano de 2024 iniciou cheio de grandes novidades, principalmente no que diz respeito ao Governo Lula e as notícias do INSS. Segundo informações do portal ‘Previdencialistas’, a aposentadoria por idade, para os homens, é preciso ter 65 anos. Já as mulheres, 62 anos, e para ambos, ter contribuído para o INSS por pelo menos 15 anos.

Entretanto, vale destacar que para os trabalhadores rurais, a idade mínima é reduzida em 5 anos para homens e 7 anos para mulheres. Isso porque, para quem não sabe, o benefício sofreu importantes mudanças com a reforma da previdência introduzida pela emenda constitucional 103/2019.

INSS é um dos principais programas do governo (Reprodução: Previdência Social)
INSS é um dos principais programas do governo (Reprodução: Previdência Social)

Conforme informações divulgadas pelo portal ‘G1’, jornal digital da rede Globo, o tempo mínimo de contribuição passa a ser de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens. Além da exigência de uma idade mínima para acompanhar, que atualmente é de 63 anos e meio para homens e 58 anos e meio para as mulheres.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Qual a grande vitória?

No que diz respeito a maior vitória da década, de acordo com informações do portal ‘Folha de São Paulo’, o INSS já reduziu o tempo médio na concessão de benefícios. Dessa forma, conforme o divulgado, segundo o primeiro balanço do ano do Portal da Transparência Previdenciária de 2024, o Tempo Médio de Concessão (TMC) líquido dos benefícios previdenciários caiu para 46 dias em janeiro.

Veja também

Como fazer o pedido de concessão do benefício?

Segundo as informações, houve uma queda na fila dos pedidos do INSS, passando de 1,6 milhão para 1,5 milhão. Sem dúvidas, a notícia cai como uma das maiores vitória da década. Que se comparado a dezembro de 2022, quando o prazo médio era de 79 dias, o tempo de espera caiu 40%.

Meu INSS é o aplicativo oficial do benefício (Reprodução: Internet)
Meu INSS é o aplicativo oficial do benefício (Reprodução: Internet)

Para quem não sabe, os canais para dar entrada nos pedidos de concessão são o site Meu INSS, por meio de ligação para a Central 135 e as Agências da Previdência Social (APS). Destacando que a maioria dos segurados tem optado mais por usar o Meu INSS para os pedidos de benefício. Isso porque a solicitação é feita totalmente online.

🚨 Davi troca medicina por programa na TV + Piovani ESCULACHA Neymar + Mion reage a boatos de traiç@o         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br