CONFIRA

Nova idade mínima e grande vitória cravada por Lula: Pacotão com 4 mudanças em vigor no INSS


Pacotão com 4 mudanças do INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

4 grandes mudanças em vigor no Instituto Nacional do Seguro Social

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um dos principais órgãos do Governo Federal, ele é responsável pelo pagamento dos auxílios previdenciários, além de benefícios assistenciais. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre ótimas notícias com mudanças que chegaram para a autarquia junto ao novo governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Hoje vamos falar sobre novidades incríveis que chegaram à Previdência Social, com direito a nova idade mínima para se aposentar, além de uma grande notícia confirmada pelo Presidente Lula. Confira nesta matéria tudo sobre um verdadeiro pacotão com 4 mudanças em vigor no INSS.

Segundo as informações do portal ‘Previdencialistas’, no que diz respeito a aposentadoria por idade, para os homens, é necessário ter 65 anos. Já para as mulheres, o necessário são 62 anos, e para ambos, ter contribuído para o INSS por pelo menos 15 anos.

INSS é um dos principais programas do governo (Reprodução: Internet)
INSS é um dos principais programas do governo (Reprodução: Internet)

Vale destacar que para os trabalhadores rurais, a idade mínima é reduzida em 5 anos para homens e 7 anos para mulheres. Para quem não sabe, o benefício sofreu importantes mudanças com a reforma da previdência introduzida pela emenda constitucional 103/2019. Já segundo o ‘G1’, o tempo mínimo de contribuição passa a ser de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens.

Grande vitória de Lula para o INSS

Uma grande vitória cravada pelo Lula foi que o INSS já reduziu o tempo médico na concessão de benefícios. Segundo informações do portal ‘Folha de S. Paulo’, conforme o primeiro balanço do ano do Portal da Transparência Previdenciária de 2024, o Tempo Médio de Concessão (TMC) líquido dos benefícios previdenciários caiu para 46 dias em janeiro.

Veja também

Dessa forma, houve uma queda na fila dos pedidos do INSS, passando de 1,6 milhões para 1,5 milhões. Sem dúvidas, a notícia cai como uma grande vitória. Para quem não sabe, os canais para dar entrada nos pedidos de concessão são o site ou aplicativo ‘Meu INSS’, por meio de ligação para a Central 135 e as Agências da Previdência Social (APS).

Meu INSS é o aplicativo oficial do programa, onde pode ser observado todas as atualizações (Reprodução: Internet)
Meu INSS é o aplicativo oficial do programa, onde pode ser observado todas as atualizações (Reprodução: Internet)

Quando sai o 13° do INSS?

Outra notícia que pegou muitos aposentados e pensionistas de surpresa foi o anúncio de pagamento do INSS. Estava então previsto para ser pago apenas no segundo semestre, mas, conforme informações do site do governo federal, as datas de pagamentos foram antecipadas.

Está previsto para a primeira parcela ser paga na folha de abril e a segunda na folha de maio. Então, se você é beneficiário do INSS, já nesse próximo mês de abril, seu salário virá com a primeira parcela do 13° salário.

🚨 BBB24: Premonição de Davi + Sensitiva crava desfecho assustador para Cunhã e Matteus + Buda foge da ex    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]