URGENTE

Alerta motoristas: Nova lei agora pode fazer todas as placas dos veículos serem trocadas por esse motivo

05/06/2024 às 9h27

Por: Bianca Rayla
Imagem PreCarregada
Placas de carros - Foto: Internet

Lei anunciada com mudança em todas as placas dos veículos

Foi divulgado uma notícia que prevê que as placas de veículos possam passar por uma nova mudança graças a uma nova lei que está surgindo no Brasil.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Dessa forma, a mudança tem sido motivo de preocupação e dúvidas para a maioria dos motoristas. Afinal, o que essas mudanças irão impactar no emplacamento do veículo?

De acordo com o portal Pronatec, em 2023, o senador Lucas Barreto (PSD-AP) é o relator do projeto de lei (PL) que prevê que o nome do município e também o estado voltem para as placas de todos os veículos.

Espera-se que Barreto emita um parecer favorável para a proposta relacionada à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


De acordo com o que foi informado pelo relato ao portal R7, a falta destas informações está causando grandes problemas no trânsito em geral sobretudo quando há algum acidente, porque não se pode mais saber de qual local o veículo é.

Veja também

Desta forma, isso poderia ajudar ainda mais na identificação dos veículos em geral, desde que a proposta seja aprovada pelas autoridades responsáveis.

O fato é que esta novidade, que não é tão nova assim, viria para alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o que iria determinar a obrigatoriedade desta nova placa. Ou seja, as placas voltariam a ser como antes, deixando de lado as placas que padronizam todos os veículos dos países que fazem parte do Mercosul.

Caso a proposta seja aprovada no Congresso Nacional, os antigos modelos voltariam. Isso é certo. Mas, é preciso considerar algo muito importante, que é o motorista,  mais precisamente, o proprietário do veículo.

Isso porque é quase certo que tal  mudança de placa deverá afetar o bolso destas pessoas. Todo emplacamento exige que o responsável pelo veículo realize o pagamento necessário no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do local em que mora.

Como funcionam as placas dos carros atualmente?

Para quem não sabe, as placas de todos os carros possuem o fundo pintado na cor branca e o tipo de veículo é identificado a partir da cor da fonte. Desta forma, as cores são da seguinte forma:

  • A cor preta para veículos de passeio;
  • A cor vermelha para os veículos comerciais;
  • A cor azul para os carros oficiais;
  • A cor verde para os veículos que estão em teste;
  • A cor dourada para os veículos diplomáticos;
  • A cor prateada para os veículos de colecionadores.

Fora isso, este novo modelo de placa, que o padrão do Mercosul, ainda conta com outros itens de segurança, com o QR Code na parte superior esquerda, que vem para tornar mais difícil as falsificações e clonagens em geral.

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração. Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.