COMO É QUE É?

Fim de uma era: Nova lei dos postos de combustível é anunciada com terror no BR, Shell, Ipiranga e +


Postos de combustível como da Shell, BR, Ipiranga e mais podem ser afetados por nova lei (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Logo.net)

Novo projeto de lei prevê o fim de uma era em todos os postos de combustível do país como Shell, Ipiranga e mais

E os postos de combustível em geral como os da Shell, Ipiranga, BR, dentre outros, estão prestes a vislumbrar o fim de um dos seus serviços mais aclamados graças a uma nova lei que segue em tramitação.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

De acordo com o portal Agência Brasil, todos esses postos de abastecimento de combustíveis poderão permitir somente o funcionamento de até 50% por cento de bombas de autosserviço.

Falência, Globo
Com o novo projeto de lei, postos de combustível como a Shell entre outros serão afetados (Foto Reprodução/Freepik)

Mais flexibilidade para o cliente

Isso porque, conforme proposto pelo projeto do senador Jaime Bagattoli (PL-RO), a PL 5.243/2023 prevê que os consumidores tenham o direito de escolher entre os frentistas e o abastecimento por conta própria.

Um dos intuitos apontados para a criação do projeto é amenizar a alta dos preços dos combustíveis e dar “mais flexibilidade e economia para os consumidores”.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Em relação à segurança, foi afirmado que os equipamentos têm passado por melhorias tecnológicas

Veja também

Situação terrível em postos de combustível - Montagem TVFOCO
Pela nova lei o consumidor poderá escolher entre ser atendido por frentista ou pelo auto atendimento (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

significativas e estão ajustados aos novos modelos de veículos híbridos e elétricos.

De acordo com o pronunciamento feito pelo senador, o abastecimento tem se tornado mais seguro e menos sujeito a fraudes.

Sendo assim, do ponto de vista da segurança, não há impedimento para que o consumidor abasteça seu próprio veículo, de forma segura.

Por que o serviço autônomo nos postos de combustível não são permitidos no Brasil?

Conhecido como self-service de combustíveis, o modelo é adotado nos Estados Unidos, como em vários países da Europa, é proibido por aqui pela Lei 9.956, de 2000.

Sancionada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, a norma afirma que tal proibição visa proteger a saúde dos motoristas.

Fora isso, na época em que a mesma foi sancionada, foi justificado também a preservação do emprego de aproximadamente 300 mil frentistas.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (Foto: Reprodução)
A lei que proíbe o auto atendimento nos postos foi propostas pelo Fernando Henrique Cardoso (Foto: Reprodução/Internet)

Vale mencionar que, caso esse projeto saia do papel, ele irá marcar o fim de uma era em todos os postos, e de certa forma um certo terror com a possibilidade de uma possível redução de empregos.

Afinal de contas pode ser que haja uma preferência mais acentuada para o auto atendimento.

Vale destacar que, de acordo com o que foi informado pela Agência Brasil, o projeto ainda está em tramitação e aguarda a designação do relator.

🚨 Exclusivo: Bia derruba campeões do BBB e Davi 'afunda' + venda da Globo? + Eliana rival de Portiolli         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida. Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever. Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ... Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.