Nova lei arma proibição em desconto do INSS para salvar aposentadoria de idosos 60+

O novo Projeto de Lei visa proteger aposentados de descontos indevidos do INSS, muitas vezes desconhecidos por eles.

07/05/2025 21h15

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Entenda Projeto de Lei sobre o INSS (Foto: Agência Brasil)

O projeto visa proteger aposentados de descontos indevidos, muitas vezes desconhecidos por eles, como apontaram as novas investigações

Nesta terça-feira, dia 6, o deputado federal Danilo Forte, do União Bras-CE, apresentou uma nova proposta para assegurar o salário dos idosos auxiliados pelo INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o político, uma lei deve proibir o desconto automático de valores nos benefícios previdenciários. A CGU e a Polícia Civil ainda investigam um escândalo de fraude, o que levou à elaboração do texto.

O projeto visa proteger aposentados e pensionistas de cobranças indevidas, autorizações forjadas para empréstimos e serviços não solicitados. Segundo a nota divulgada pela Câmara dos Deputados, a ideia de Danilo Forte é que o beneficiário se manifeste de maneira “clara e formal” antes de qualquer desconto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Não se trata apenas de impedir a atuação das entidades, mas de garantir que o aposentado tenha controle total sobre o seu benefício e que qualquer filiação seja uma escolha legítima, e não uma armadilha escondida em letras miúdas”, disse o político na justificativa do projeto.

INSS
O INSS é responsável pelo pagamento de aposentadorias, pensões, entre outros (Foto: Agência Brasil)

Afinal, o que aconteceu?

Para quem não tem acompanhado, a Justiça determinou a saída de Alessandro Stefanutto, presidente do INSS. A exigência partiu da Polícia Federal, que vem apurando as supostas fraudes que teriam retirado indevidamente R$ 6 bilhões de aposentados e de pensionistas.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

No início do mês de abril, policiais e auditores da Controladoria-Geral da União cumpriram mais de 200 mandados de busca e apreensão, em 13 estados e no Distrito Federal, incluindo a sede do instituto. Foram confiscados carros e motos de luxo, relógios, armas, maços de dinheiro, joias e obras de arte.

De acordo com as investigações, as entidades que representavam aposentados e pensionistas do INSS descontavam, de forma totalmente indevida, uma parte do pagamento dos salários, sem autorização dos beneficiários, usando, inclusive, assinaturas falsas todos os meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alessandro Stefanutto, INSS
Após suspeita de fraude, Alessandro Stefanutto deixou cargo de presidente do INSS (Foto: Agência Brasil)

Conclusão

  • Em resumo, o deputado federal Danilo Forte apresentou projeto para proteger idosos;
  • A proposta visa proibir desconto automático em benefícios previdenciários;
  • Esse projeto quer garantir controle total do beneficiário sobre seu benefício previdenciário;
  • Fraude envolve descontos indevidos e autorizações forjadas;
  • O presidente do INSS foi afastado pela Justiça e investigação aponta rombo de R$ 6 bilhões.

+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre o INSS em 2025!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.