MUDANÇA

Saldo 100% liberado: Nova lei armada para o FGTS em 2024 chega para mudança histórica no saque


FGTS (Foto: Reprodução / Pronatec)

Nova lei armada para o FGTS em 2024 chega para mudança histórica

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma questão de grande importância para os trabalhadores e qualquer novidade relacionada a ele costuma gerar interesse imediato.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, para quem não sabe, é um fundo criado com o intuito de proteger o trabalhador que for demitido sem justa causa.

SAIBA MAIS! Reajuste e saque do valor total para salvar CLTs: Lula arma nova lei do FGTS que cai como presente na Caixa

Acontece que desde a pandemia no antigo Governo Bolsonaro, foi estipulado o saque-aniversário do FGTS. Esse benefício é uma forma do trabalhador pegar um saldo de até um salário mínimo do seu Fundo de Garantia.

Antigamente isso só era possível em caso de demissão sem justa causa ou através de programas como o Minha Casa, Minha Vida. Porém, o saque-aniversário surgiu como uma alternativa aos trabalhadores nos últimos anos.

Veja também

O saque-aniversário do FGTS entrou em vigor por lei em 2019 e possibilita que o trabalhador escolha receber desembolsos anuais, sempre no mês de seu aniversário. Em contrapartida, quando é demitido, o trabalhador não tem direito a acessar o saldo integral do fundo e apenas recebe a multa rescisória.

Acontece que de acordo com informações do portal UOL, o Ministério do Trabalho pondera uma alteração importante que contempla os trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário.

A mudança propõe que estes trabalhadores tenham o direito de sacar o saldo total de suas contas do FGTS, ao invés de se restringirem apenas ao recebimento da multa rescisória.

Saque-Aniversário fica liberado a partir do mês de aniversário do trabalhador (Reprodução: Internet)
Saque-Aniversário fica liberado a partir do mês de aniversário do trabalhador (Foto: Reprodução / Caixa)

QUAL SERÁ A MUDANÇA HISTÓRICA?

Ocorre que o Governo Federal liberou o cronograma para a futura rodada do saque-aniversário do FGTS, e anunciou a nova lei que está em análise, e caso aprovada, contemplará os trabalhadores que optaram pelo serviço com mudança histórica.

Com a nova lei, se caso aprovada, o trabalhador que optar pelo saque-aniversário do FGTS o direito de sacar o saldo total de suas contas, em caso de demissão sem justa causa.

Porém, é importante analisar com cautela as vantagens e desvantagens desta modalidade de saque antes de tomar sua decisão, pois o fundo serve como uma reserva financeira em caso de demissão sem justa causa.

🚨 Chris Flores DEMITIDA + Davi fala sobre notícia de separação + Nova culpada pelo fim de Belo e Gracyanne   

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]