Uma lei de trânsito afetou milhares de motociclistas, e alguns desses motoristas estão livres da CNH e não precisarão do documento
Atenção motociclistas, uma nova lei de trânsito trouxe mudanças significativas em relação à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e afeta diretamente alguns condutores.
CNH
A última atualização no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), implementada em julho, trouxe mudanças significativas, especialmente para motociclistas, de acordo com o AutoEsporte.
As motos elétricas, por exemplo, agora estão sujeitas à obrigatoriedade de CNH e placa.
Mas, e as bicicletas elétricas? Ainda segundo o AutoEsporte, a boa notícia é que elas não entram nessa nova regulamentação que exige habilitação, mas há algumas regras a serem seguidas pelos ciclistas.
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Se você utiliza uma bicicleta com motor elétrico auxiliar, com potência limitada a 1000W e velocidade máxima de 32 km/h, pode respirar aliviado, pois não é necessário obter registro, licenciamento ou carteira de habilitação.
No entanto, é preciso cumprir algumas exigências, como ter um indicador e/ou dispositivo limitador eletrônico de velocidade, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral, espelho retrovisor do lado esquerdo e garantir que os pneus estejam em boas condições.
Já para veículos de duas ou três rodas, independentemente de serem movidos por motor de combustão interna ou elétrico, com cilindrada máxima de 50 cm³, equivalente a 3,05 pol³, potência de até 4 kW (5,4 cv) e velocidade limitada a 50 km/h, a história é um pouco diferente. Esses veículos precisam ser registrados, emplacados e os condutores devem possuir CNH, especificamente a categoria “A”.
Além disso, há requisitos como uso de luz baixa durante o dia e a obrigação do capacete motociclístico com viseira ou óculos de proteção.

Quanto é uma bicicleta motorizada?
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