Leis: confira tudo sobre a jurisprudência

Leis: confira tudo sobre a jurisprudência

Urgente: NOVA LEI para quem dirige acaba de chegar e seu carro pode ser parado AGORA se tiver isso

Nova lei chegou e seu carro pode ser parado agora (Reprodução: Montagem TV Foco)
Nova lei chegou e seu carro pode ser parado agora (Reprodução: Montagem TV Foco)

Seu carro pode ser parado agora se não estiver seguindo a nova lei de trânsito

Uma nova lei para quem dirige acaba de chegar, neste ano de 2023, e seu carro pode ser parado agora se tiver de maneira irregular, e você precisa ficar atento em todas as atualizações, para não ser pego de surpresa.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é um dos responsáveis por fazer as alterações essenciais nas leis de trânsito, sempre visando a maior segurança dos motoristas, mas quem não as segue são duramente penalizados.

No início de 2023, houve uma alteração em relação ao uso do insulfilm nos veículos, que são as películas automotivas do qual prejudica a visão de quem está fora do carro para observar o que há dentro do veículo.

A instalação desse material, geralmente, é para a maior segurança, já que em caso de possíveis assaltos, os criminosos não conseguem enxergar, de longe, quantas pessoas há dentro do carro ou quem são os passageiros.

O insulfilm ajuda na segurança do motorista e passageiros (Reprodução: Internet)
O insulfilm ajuda na segurança do motorista e passageiros (Reprodução: Internet)

Mas, apesar disso, há um limite estabelecido do qual é permitido, e antes da mudança, o percentual mínimo de luz exigido para atravessar a película era de 75%, passando agora para 70%.

Veja também

Esses números são válidos para aqueles vidros do qual fazem parte da visão dos motoristas, como o vidro da frente. Já os traseiros, o mínimo exigido é de 28%. Vale ressaltar que quanto mais próximo do 0%, mais escuro e difícil de visualizar ficará.

Além de seguir esses percentuais obrigatórios, é proibido andar como veículo onde as películas estiveram com bolhas, e caso isso aconteça, o motorista será parado imediatamente e terá que fazer a retirada do insulfilm.

De acordo com o que está estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro, o infrator pode receber uma multa de pouco mais de R$195, além de 5 pontos na CNH e o carro pode ficar retido caso não seja possível fazer a remoção da película.

Película com bolhas não é permitido (Reprodução: Internet)
Película com bolhas não é permitido (Reprodução: Internet)

Quantos pontos na CNH faz perder a carteira?

A máxima é de 20 pontos caso haja 2 ou mais gravíssimas. De 30 pontos caso haja apenas uma infração gravíssima. 40 pontos se não houver nenhuma infração gravíssima.

🚨 Substitutos de Ana Maria batem boca + Ator diz que foi humilhado pela Globo + Adeus Rodriguinho?

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Assuntos

CNHinsulfilmlei

Quem escreve

Gabriel Amaral

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: