Carrefour, Assaí e mais gigantes: Nova lei chega com PROIBIÇÃO em supermercados e atinge pais e mães

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

16/11/2024 16:04

3 min

Supermercados (Foto: Viasoft)- Carrefour e Assaí - Reprodução
Supermercados (Foto: Viasoft)- Carrefour e Assaí - Reprodução
Continua depois da publicidade

Nova lei chega aos supermercados, com proibição no Carrefour, Assaí e outras gigantes, e atinge pais e mães

Uma nova legislação ganhou destaque no setor supermercadista por afetar diretamente o cotidiano de pais e mães.

Continua depois da publicidade

Grandes redes como Carrefour, Assaí e outras gigantes do mercado tiveram que se adaptar a uma proibição que altera as dinâmicas de venda e entrega de produtos, impondo desafios e ajustes significativos tanto para os consumidores quanto para as empresas.

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em leis e das informações do Correio 24 Horas, detalha agora sobre proibição de sacolas plásticas em Salvador.

Continua depois da publicidade

Mercados e lojas em Salvador ficaram proibidos de oferecer sacolas plásticas não recicláveis aos clientes. A nova lei, sancionada pelo prefeito e aprovada pela Câmara Municipal, visava reduzir a poluição e incentivar a sustentabilidade.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Sacolas plásticas são prejudiciais ao meio ambiente (Foto Reprodução/Internet)

A medica acaba atingindo bastante as mães e pais, visto que são eles que mais realizam compras nesses locais.

Continua depois da publicidade

Lei das sacolas plásticas

  • A Lei nº 9.699/2023, proposta por Carlos Muniz (PSDB), exige sacolas plásticas recicláveis ou reutilizáveis em estabelecimentos comerciais.
  • As sacolas devem ser compostas por mais de 51% de material renovável, conforme as normas da ABNT.
  • A lei não abrange embalagens originais de mercadorias, produtos alimentícios a granel ou sacolas para produtos perecíveis.
  • Estabelecimentos comerciais podem oferecer sacolas de papel ou cobrar valor simbólico pelas sacolas recicláveis.
  • A legislação visa reduzir o uso de plástico e incentivar o uso de materiais mais sustentáveis.
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Nova lei municipal proíbe mercados de distribuir sacolas plásticas (Foto: Reprodução/ Internet)

Aplicação

A prefeitura de Salvador também promoveu programas de conscientização e orientação para apoiar comerciantes e consumidores na adaptação à nova regulamentação.

Leia também

No entanto, a ação integrou um esforço maior para reduzir a contaminação do ecossistema e promover práticas sustentáveis na cidade.

Continua depois da publicidade

Sacolas plásticas faz mal pro meio ambiente?

Sim, sacolas plásticas causam danos ambientais significativos, pois demoram centenas de anos para se decompor.

Além disso, elas poluem oceanos, rios e solo, prejudicando a fauna e flora. A produção e o descarte inadequado de plásticos também contribuem para a emissão de gases de efeito estufa.

Continua depois da publicidade
Sacolas plásticas (Foto: Reprodução)
Sacolas plásticas (Foto: Reprodução)

CONCLUSÕES FINAIS

Em resumo, a nova lei em Salvador representou um avanço importante na luta contra a poluição plástica, obrigando mercados e lojas a adotar alternativas mais sustentáveis para embalar produtos.

Por fim, a expectativa é que outras cidades seguissem esse exemplo e adotassem medidas semelhantes para proteger o meio ambiente.

Veja também matéria especial sobre falência de rede de supermercados após 44 anos entristece.

Quer receber avisos de notícias no seu dispositivo? Ative as notificações do TV Foco.

Continua depois da publicidade

Wellington Silva é redator com experiência em produção de conteúdo digital voltado para celebridades, reality shows e entretenimento. Atua na cobertura de famosos, televisão, música e futebol, sempre com foco em organizar informações, analisar diferentes fontes e entregar conteúdos claros e atualizados para um grande volume de leitores. Atualmente, integra o time do site TV Foco, onde também participa da distribuição estratégica das matérias em plataformas digitais. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Ciência da Computação na FIAP, Wellington combina conhecimento em tecnologia com prática em análise e organização de dados. Desenvolve habilidades em lógica de programação, Python e estruturação de informações, aplicando esse olhar analítico no tratamento de conteúdos e identificação de padrões no ambiente digital. Seu trabalho se destaca pela atenção aos detalhes, agilidade e capacidade de lidar com múltiplas demandas, sempre buscando qualidade na informação e boa experiência para o público. Contato: @ueellitu