EITA

Motoristas da Uber e 99 já podem ir se despedindo: Nova lei de trânsito é anunciada com ADEUS nas multas

14/06/2024 às 18h15

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Nova lei com ADEUS nas multas aos motoristas da Uber e 99 (Foto: Reprodução/ Internet)

Uma nova lei de trânsito anunciada chega cravando adeus nas multas para motoristas da Uber e 99

Quando o assunto são os transporte por aplicativo, a Uber e 99 são, sem sombra de dúvidas, os mais famosos e conhecidos no Brasil. Os apps chegaram no país para facilitar a vida dos brasileiros que dependem de algum transporte no dia a dia e também facilitando acesso a empregos. Dessa vez, por exemplo, iremos falar sobre uma nova lei de trânsito anunciada com adeus nas multas que atinge os motoristas desses aplicativos. A seguir, confira mais detalhes sobre o assunto.

Segundo informações do ‘UOL’, a atual lei concede limites diferentes de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para profissionais. Por exemplo, os motoristas que contam com a classificação EAR (Exerce Atividade Remunerada) na carteira, possui limite de 40 pontos, independentemente da natureza das infrações cometidas. Aos demais, esse limite é variado, dependendo sempre das infrações de natureza gravíssima, caindo gradativamente conforme o cometimento dessas infrações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, uma nova legislação está para chegar no Brasil para mudar essa realidade. Conforme a fonte, há um Projeto de Lei, em trâmite na Câmara dos Deputados, com a proposta de aumentar o limite de pontos dos motoristas profissionais, como os de aplicativos como a Uber e a 99. Assim, fazendo com que esse limite passe de 40, para 80 pontos. Vale dizer que, o PL 2002/2024 é de autoria da Deputada Carla Zambelli (PL/SP).

Nova lei atinge em cheio Uber e 99 com multa pesada (Reprodução: Montagem TV Foco)
Nova lei atinge em cheio Uber e 99 (Reprodução: Montagem TV Foco)

O PL propõe a alteração do Artigo 261 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), alegando que o motorista que exerce atividade remunerada usando o veículo, como os da Uber e da 99, passaria a ter o dobro de limites de pontos na CNH, tendo a penalidade de suspensão do direito de dirigir somente quando o infrator atingisse o limite de 80 pontos, independentemente da natureza das infrações cometidas.

Continua após o Veja Também

Veja também

Além disso, o motorista, poderia optar por fazer ou não cursos preventivos de reciclagem, quando no período de 12 meses, atingir 70 pontos. A deputada autora do PL, afirma no texto que hoje os radares de velocidade estão dispersos por diversos pontos, inclusive, muitas vezes sem o conhecimento dos condutores. Dessa forma, muitos acabam acumulando mutas, fazendo com que atinjam facilmente os 40 pontos limites hoje concedidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nova lei da CNH pegou motoristas de surpresa (Foto: Reprodução/ Internet)
Nova lei envolvendo a habilitação atinge os motoristas de aplicativos (Foto: Reprodução/ Internet)

Sendo assim, Zambelli afirma que o motorista profissional acaba ficando em situação de vulnerabilidade, podendo perder o seu direito de conduzir veículos a qualquer momento. Assim, perdendo sua fonte de renda, que pode ser a única. Vale ressaltar que, o projeto ainda depende de despacho do Presidente da Câmara. Mas, caso seja aprovado, será uma grande vitória aos condutores que poderão se livrar das “multas”, garantido mais limite na CNH e se esquivando da perda do direito de dirigir.

QUANDO A UBER CHEGOU NO BRASIL?

Como havíamos mencionado, a Uber tornou-se uma das principais empresas do país. Mas, poucos sabem sua história. A Uber iniciou a sua trajetória no mercado em março de 2009, em São Francisco, na Califórnia, por Garrett Camp e Travis Kalanick. Nos Estados Unidos, a plataforma cresceu, mas chegou no Brasil apenas no ano de 2024. Desde então, a Uber tornou-se uma das principais opções no ramo. Nos últimos anos, outras empresas também nasceram, como a 99.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uber - Foto: Internet
Uber – Foto: Internet

🚨 Globo desesperada com farsa de Davi + Ator de Pantanal morre + SBT confirma GERAL no canal    

99
Lei de trânsito
Uber
Larissa Caixeta

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.