Agora

Agora

“Começou a valer hoje”: A nova lei com o FIM da CNH confirmada aos donos destes veículos ao vivo na Globo

CNH (Reprodução - Internet)
CNH (Reprodução – Internet)

Nova lei da CNH coloca fim do documento aos donos desses veículos e você precisa saber urgente

Uma nova lei da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), vai permitir aos donos desses veículos que eles não precisem mais do documento.

Você precisa ficara tento pois, caso seja dono de um dos veículos que listaremos abaixo, você pode andar nas ruas sem a preocupação de ser parado pela polícia, sem documento.

Segundo informações do g1, entrou em vigor no início de agosto, a nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para o uso de bicicletas elétricas, ciclomotores e outros veículos individuais.

QUALQUER PESSOA PODE DIRIGIR SEM A HABILITAÇÃO?

Não! De acordo com a nova resolução, veículos como Carros, Motos, Caminhões e etc precisam obrigatoriamente da habilitação física ou digital para se manter regular no trânsito.

Agora, fica definido da seguinte forma os outros tipos de veículos:

Veja também

  • bicicletas, patinetes, skates, hoverboards e monociclos elétricos podem circular pelas calçadas e ciclovias, desde que respeitando os limites de velocidade definidos normalmente pelas prefeituras de cada município. Esta medida já está valendo
  • Ciclomotores, que chegam a 50 km/h, só podem trafegar na rua, têm que ter placa e licenciamento, e o condutor precisa de habilitação específica. O prazo para emplacar e habilitar é até o fim de 2025.

Segundo as novas medidas, quem dirige um ciclomotor, também conhecido como scooter, deve ter carteira de habilitação da categoria A ou uma autorização específica para este tipo de veículo. Obrigatoriamente o ciclomotor deve ter emplacamento.

As bicicletas elétricas estão autorizadas a circular por calçadas e ciclovias, desde que respeitem os limites de velocidade máxima estabelecidos pelas prefeituras.

As novas regras determinam que as bicicletas elétricas, aquelas que têm pedal assistido, devem ter velocidade máxima de até 32 Km/h, para as mesmas, não precisa de habilitação.

Essa é uma forma de regularizar e organizar o trânsito dos municípios.