EITA
Adeus nos ônibus: Nova lei é aprovada com substituto no pagamento e desfecho ‘Bilhete Único’ a milhões
26/08/2024 às 23h03
Uma nova lei relacionada ao Bilhete Único caiu como uma bomba no colo de quem anda de ônibus. Isso porque aconteceu mudanças na forma de pagamento
Para quem depende de transporte público diariamente, ter um cartão como o Bilhete Único que permite o acesso ao ônibus, metrô e outros meios é uma vantagem. Ele serve para que o passageiro fique livre para fazer o embarque e desembarque na parada que desejar, sem ter a obrigatoriedade de passar por um terminal. Dessa vez, falaremos sobre uma nova lei aprovada que vem com um substituto no pagamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que a mudança é para o Bilhete Único regional em Brasília. De acordo com informações do portal Agência Brasília, a mudança modificou os métodos de pagamento das tarifas individuais de ônibus do Distrito Federal (DF). Desde o dia 1° de julho, quem quiser andar de ônibus terá que pagar de uma forma que não seja mais com dinheiro em espécie.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, os ônibus urbanos não iam mais aceitar dinheiro em espécie como forma de pagamento da passagem. Os coletivos passaram a receber desde 1° de julho tarifa somente via Pix, cartão bancário, cartão mobilidade ou cartão vale-transporte. A medida foi anunciada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) do GDF no dia 16 de maio.
De acordo com a fonte, os cartões Mobilidade e Vale Transporte serão os únicos meios aceitos diretamente nas catracas dos coletivos. Os acessos poderão ser comprados pelo aplicativo BRB Mobilidade, caso já tenha o cartão, ou em um dos 128 pontos de vendas espalhados pelo DF com cartão de crédito, ou débito, Pix e dinheiro em espécie.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fim no Metrô, CPTM e ônibus de SP: Adeus de Bilhete Único vital a milhares de paulistas
“Fechado”: Decreto de Tarcísio no metrô de SP traz paralisação em linha popular e crava substituto
Adeus em 2024: Fim de serviço popular do metrô de SP atinge 4 estações em cheio e cai como bomba a paulistas
A nova medida visa modernizar o Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal (STPC-DF), além de garantir mais segurança e transparência tanto aos usuários quanto aos prestadores de serviços. A medida vai valer na maioria das linhas do DF. Vale lembrar que existem algumas regiões onde os sinais de internet dificultam a operação por outros meios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Estamos implantando um sistema moderno e seguro, retirando a circulação de dinheiro dos ônibus e oferecendo diversas opções para o pagamento das passagens por meio eletrônico”, explicou o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves. A nova lei relacionada ao Bilhete Único de Brasília acabou dividindo opiniões e gerando vários comentários por parte de quem depende desse tipo de serviço.
Qual a passagem de ônibus mais cara do Brasil?
Conforme levantamento realizado pelo Correio do Povo, após reajustes praticados em 12 capitais entre os meses de novembro de 2023 e janeiro deste ano, Curitiba (PR), passou a ter a tarifa mais cara do país, ao lado de Florianópolis (SC) e Porto Velho (RO), ao preço de R$ 6,00 por viagem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
🚨 Deolane solta e mãe segue pr3sa + Gusttavo Lima destrói a Globo + Record arma rasteira no SBT
Autor(a):
Taís Araújo
Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são: