Nova lei da ANATEL traz proibição e 3 alertas que atingem a Claro, Vivo e TIM

Anatel traz proibição em ligações que atinge operadoras
Nesta quarta-feira, 07, traremos detalhes sobre uma nova determinação da Anatel que atinge as principais operadoras do país, como Claro, Tim e Vivo.
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Desde 2024, a Anatel decretou a proibição de uma prática comum, que atinge as operadoras.
Mas, afinal, o que aconteceu?
Estamos falando das ligações automáticas feitas por robôs, também conhecidas como chamadas curtas de telemarketing.
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Essas ligações tornaram-se frequentes e incômodas para os cidadãos, chegando a sobrecarregar as redes de operadoras.
Desse modo, a Anatel impôs novas regras e recomendou ferramentas para reduzir o impacto dessas ligações abusivas.
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Claro, Tim, Vivo e mais
Em algumas operadoras, mais de 90% das ligações são automáticas, com duração média de apenas três segundos, de acordo com o portal Olhar Digital.
Porém, essas ligações consomem muitos recursos das redes, afetando diretamente a qualidade do serviço — gerando lentidão, quedas e instabilidade.
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Desse modo, as operadoras passaram a classificar como abusivas as chamadas com menos de seis segundos de duração.
A nova norma, em vigor desde 2024, tem como foco proteger os consumidores e evitar a sobrecarga nas redes de telefonia.
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Ferramentas
Por exemplo, algumas plataformas ajudam a evitar as chamadas indesejadas, como o “Não me Perturbe”.
A plataforma bloqueia ligações de empresas de telemarketing. O usuário escolhe quais empresas deseja bloquear, e a ativação pode levar até 30 dias para entrar em vigor.
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Além disso, outra plataforma é o site “Qual Empresa Me Ligou?”, da própria Anatel.
Operadoras
Diante das novas regras, as operadoras começaram a investir em tecnologias que detectam e bloqueiam chamadas automáticas antes mesmo de chegarem ao consumidor.
As grandes operadoras também costumam promover campanhas para divulgar os serviços de bloqueio.

3 alertas
Além disso, a medida traz três alertas para bloquear as chamadas:
- Evite atender números desconhecidos, especialmente os que não exibem identificação;
- Use aplicativos de bloqueio de chamadas, disponíveis gratuitamente para Android e iOS;
- Fique atento às atualizações de regras da ANATEL, que podem trazer novas formas de combate ao problema.
Considerações finais
Em suma, a Anatel criou novas medidas para combater o excesso de chamadas automáticas feitas por robôs, um problema que vinha afetando tanto usuários quanto operadoras.
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Como fazer uma reclamação na Anatel?
Por fim, quando um consumidor precisar fazer uma reclamação contra operadoras, pedir informações, realizar denúncias ou sugestões, basta ligar para 1331.

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Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.