Nova lei da ANATEL traz proibição e 3 alertas que atingem a Claro, Vivo e TIM

Em 2024, a Anatel decretou a proibição de uma prática comum envolvendo chamadas e atinge operadoras, como Claro, Vivo e Tim

07/05/2025 17h35

2 min de leitura

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Claro, Vivo,Tim e Anatel (Fotos: Reproduções / Internet)

Anatel traz proibição em ligações que atinge operadoras

Nesta quarta-feira, 07, traremos detalhes sobre uma nova determinação da Anatel que atinge as principais operadoras do país, como Claro, Tim e Vivo.

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Desde 2024, a Anatel decretou a proibição de uma prática comum, que atinge as operadoras.

Mas, afinal, o que aconteceu?

Estamos falando das ligações automáticas feitas por robôs, também conhecidas como chamadas curtas de telemarketing.

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Essas ligações tornaram-se frequentes e incômodas para os cidadãos, chegando a sobrecarregar as redes de operadoras.

Desse modo, a Anatel impôs novas regras e recomendou ferramentas para reduzir o impacto dessas ligações abusivas.

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Claro, Tim, Vivo e mais

Em algumas operadoras, mais de 90% das ligações são automáticas, com duração média de apenas três segundos, de acordo com o portal Olhar Digital.

Porém, essas ligações consomem muitos recursos das redes, afetando diretamente a qualidade do serviço — gerando lentidão, quedas e instabilidade.

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Desse modo, as operadoras passaram a classificar como abusivas as chamadas com menos de seis segundos de duração.

A nova norma, em vigor desde 2024, tem como foco proteger os consumidores e evitar a sobrecarga nas redes de telefonia.

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Claro suspendeu a venda do plano de internet popular (Reprodução: Internet)
Claro (Foto: Reprodução / Internet)

Ferramentas

Por exemplo, algumas plataformas ajudam a evitar as chamadas indesejadas, como o “Não me Perturbe”.

A plataforma bloqueia ligações de empresas de telemarketing. O usuário escolhe quais empresas deseja bloquear, e a ativação pode levar até 30 dias para entrar em vigor.

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Além disso, outra plataforma é o site “Qual Empresa Me Ligou?”, da própria Anatel.

Operadoras

Diante das novas regras, as operadoras começaram a investir em tecnologias que detectam e bloqueiam chamadas automáticas antes mesmo de chegarem ao consumidor.

As grandes operadoras também costumam promover campanhas para divulgar os serviços de bloqueio.

Ilustração ligação por meio de robô (Foto: Rokas Tenys / Shutterstock.com)
Ilustração ligação por meio de robô (Foto: Rokas Tenys / Shutterstock.com)

3 alertas

Além disso, a medida traz três alertas para bloquear as chamadas:

  • Evite atender números desconhecidos, especialmente os que não exibem identificação;
  • Use aplicativos de bloqueio de chamadas, disponíveis gratuitamente para Android e iOS;
  • Fique atento às atualizações de regras da ANATEL, que podem trazer novas formas de combate ao problema.

Considerações finais

Em suma, a Anatel criou novas medidas para combater o excesso de chamadas automáticas feitas por robôs, um problema que vinha afetando tanto usuários quanto operadoras.

Veja mais notícias envolvendo a Anatel clicando aqui.

Como fazer uma reclamação na Anatel?

Por fim, quando um consumidor precisar fazer uma reclamação contra operadoras, pedir informações, realizar denúncias ou sugestões, basta ligar para 1331.

Anatel
Anatel ( Foto: Reprodução/ Internet)

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Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

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