BOMBA

Fim de uma era: Nova lei da ANVISA baixa proibição em pães e torradas amados atingindo até a marca nº1 do país

24/06/2024 às 19h20

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Nova lei da Anvisa atinge marcas de pães e torradas (Foto: Reprodução/ Internet)

Nova lei do órgão federal atinge em cheio a marca n° 1 do país

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Falaremos sobre uma nova lei do órgão federal com uma proibição que atinge em cheio uma marca amada de pães e torradas.

De acordo com informações do portal GOV.BR, desde o dia 22 de abril de 2023, os alimentos contendo cereais já devem ser fabricados conforme a nova regra para classificação e identificação de produtos integrais. Esse comunicado atinge diretamente a Bauducco e outra empresas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a vigência da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 712/2022, a ideia é impedir que o consumidor compre um alimento integral, o produto deve conter, no mínimo, 30% de ingredientes integrais. Além disso, a quantidade de ingredientes integrais deve ser superior à quantidade de ingredientes refinados.

auducco também alterou rótulo de pão integral - Foto g1
Bauducco também alterou rótulo de pão integral – Foto g1

Vale lembrar que a isso não quer dizer que, antes da norma, os produtos comercializados como integrais não tivessem em sua composição cereais integrais. A diferença é que a RDC 712/2022 definiu os requisitos mínimos de identificação e de classificação para uniformizar o processo de fabricação.

Continua após o Veja Também

Veja também

A Bauducco se adaptou as novas regras antes do prazo e extinguiu as antigas embalagens. Com a vigência da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 712/2022, a ideia é que o consumidor compre um alimento integral, o produto deve conter, no mínimo, 30% de ingredientes integrais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa faz comunicado CRUCIAL e cai como bomba para a Bauducco e outra gigante - Montagem: TV FOCO
Anvisa faz comunicado CRUCIAL e cai como bomba para a Bauducco e outra gigante – Montagem: TV FOCO

Também de acordo com a resolução, para ser considerado integral, o ingrediente deve ser obtido, exclusivamente, de um cereal ou pseudocereal e ser submetido a processo tecnológico que não altere a proporção esperada de seus componentes anatômicos. Vários produtos foram atingidos.

Somente os alimentos com cereais que atenderem aos requisitos mínimos estabelecidos pela RDC 712/2022 poderão apresentar em sua embalagem a denominação “integral”. Os alimentos classificados como integrais devem apresentar a porcentagem de ingredientes integrais presentes no produto. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações do G1, o portal de notícias da Globo, quem não cumprir com a resolução da Anvisa cometerá uma infração sanitária. Por isso, marcas que não se adequarem às novas regras podem receber penalidades como advertência, multa, interdição de produtos e até cancelamento de alvará.

Nova lei da ANVISA atinge Bauducco, Panco, Adria e mais - Foto: Internet
Nova lei da ANVISA atinge Bauducco, Panco, Adria e mais – Foto: Internet

Para as massas alimentícias, o prazo de adequação vai até 22 de abril de 2024. Além disso, a Resolução não se aplica às farinhas integrais e aos produtos constituídos exclusivamente por cereais integrais, como, por exemplo, a farinha de trigo integral, a aveia integral e o arroz integral.

Como fazer uma denúncia a Anvisa?

Para fazer uma denúncia na Anvisa, é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia. A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.

🚨 Urgente: Prisão de global + Sensitiva crava volta de Iza e traidor + Negociação de Tati Machado e SBT    

Anvisa
Larissa Caixeta

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.