Veja os detalhes sobre uma nova proibição em vigor envolvendo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que atinge os idosos acima dos 60 anos
Em 2025, motoristas idosos precisarão estar ainda mais atentos às mudanças que já estão em vigor envolvendo a CNH, com a implementação de uma nova lei que afetará diretamente a vida de milhões.
A principal alteração impacta diretamente a CNH de pessoas 60+, trazendo uma série de novas regras e exigências que podem provocar grandes transformações no processo de renovação do documento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme apurado pelo TV FOCO, segundo o portal O Antagonista, a nova legislação trará restrições que exigem atenção urgente, especialmente para os idosos brasileiros.
Mudanças nas regras da CNH
Desde 2021, uma série de mudanças nas regras cravadas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), envolvendo a renovação da CNH, afeta principalmente os motoristas idosos.
Agora, os motoristas até os 50 anos agora possuem 10 anos para fazerem a renovação. Aqueles entre 50 e 70 anos podem renovar o documento a cada cinco anos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Varejista tradicional de Florianópolis, RS, fecha as portas HOJE (17), devasta clientes e motivo é exposto
● “Já podem consultar”: Antecipação do 13º salário do INSS acaba de ser garantida aos 60+ nesta quinta (17)
● Adeus, R$ 1.518: Novo valor do salário mínimo confirmado na Band com aumento após canetada do Governo
Assim, a maior mudança são para aqueles com 70 anos ou mais. Desde o vigor da lei é exigido que realizem avaliações médicas e renovem o documento a cada três anos.
Essa exigência implica que a renovação da habilitação será mais rigorosa, com a obrigatoriedade de exames periódicos que avaliem as condições de saúde física e mental dos condutores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caso o motorista acima de 70 anos não realize esses exames nas datas estipuladas, poderá enfrentar sérias consequências, incluindo a perda da habilitação. Assim, sendo proibida a não renovação.
Entre os exames obrigatórios que deverão ser realizados, estão os testes oftalmológicos e neurológicos, com o intuito de verificar a saúde ocular e a capacidade cognitiva dos motoristas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esses exames têm como objetivo garantir que os condutores possuam as condições necessárias para dirigir com segurança, preservando tanto a vida dos motoristas quanto a segurança no trânsito em geral.
Considerações finais
- Em suma, motoristas idosos, especialmente os acima de 70 anos, precisarão se adaptar às novas regras da CNH, que exigem renovação a cada três anos.
- Essas mudanças têm como objetivo garantir a segurança no trânsito, verificando as condições físicas e cognitivas dos motoristas.
- É essencial que os motoristas idosos fiquem atentos às datas e aos exames exigidos para evitar a perda da habilitação.
Qual a quantidade de pontos que leva à perda da CNH?
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro a quantidade de pontos que leva à suspensão da CNH depende da gravidade das infrações cometidas nos últimos 12 meses.
O limite de pontos é:
- 40 pontos, se não houver infrações gravíssimas
- 30 pontos, se houver uma infração gravíssima
- 20 pontos, se houver duas ou mais infrações gravíssimas
A suspensão da CNH pode ser aplicada por um período mínimo de 6 meses e máximo de 24 meses.
Por fim, clique aqui e veja mais uma matéria sobre proibição na CNH.