CONFIRA

“Aprovou”: Nova lei da REVISÃO da aposentadoria é anunciada com vitória histórica aos beneficiários do INSS

05/06/2024 às 22h11

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
O INSS é um dos órgãos mais importantes do Governo Federal (Foto: Reprodução/ Internet)

Uma nova lei da revisão da aposentadoria é anunciada e chega com uma super notícia aos beneficiários do INSS

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem fazer uma grande festa. Isso porque uma nova lei anunciada chega com revisão da aposentadoria cravando uma verdadeira vitória aos segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). A seguir, confira mais detalhes sobre essa notícia maravilhosa que caiu no colo dos brasileiros.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Para quem não sabe, segundo o portal oficial da Câmara dos Deputados, a Comissão de Segurança Pública “aprovou o Projeto de Lei 5609/23”, que sugere a unificação com o prazo de até em cinco anos para a revisão da concessão de aposentadoria por incapacidade de servidores públicos federais e de segurados do INSS, e de reforma de militares e do DF.

Conforme o deputado Albuquerque (Republicanos-RR), o autor do PL, apesar do processo rigoroso para a concessão de aposentadorias por incapacidade ou reforma por invalidez, o benefício já concedido não deveria ser revisado, para que não gere nenhum tipo de insegurança jurídica. Podendo ser exigida a revisão somente quando houver comprovação de má-fé do segurado para conseguir o auxílio.

Previdência Social do INSS (Reprodução/Foto: INSS/Divulgação)
Previdência Social do INSS (Reprodução/Foto: INSS/Divulgação)

Inclusive, o deputado Sargento Portugal (Pode-RJ), que relatou o PL na Comissão de Segurança Pública, frisou que a medida objetiva a harmonia do prazo das revisões, concordando com o argumento. “Trata-se de estabelecer em lei a uniformização dos efeitos das relações de trabalho ao prazo previsto na Constituição”, observou o relator.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Sargento Portugal relator do Projeto na Comissão de Segurança Pública (Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados)
Sargento Portugal relator do Projeto na Comissão de Segurança Pública (Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados)

Vale destacar que, o Projeto de Lei 5609/23 segue em tramitação em caráter conclusivo, e ainda deverá ser analisado pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. No entanto, caso aprovado, o PL será uma grande vitória aos beneficiários do INSS, que antes poderiam perder seu benefício de maneira inesperada.

Veja também

Aposentadoria do INSS maior com essas novidades (Foto: Divulgação)
A alteração proposta pelo PL, promete mais tranquilidade aos beneficiários por aposentadoria por incapacidade (Foto: Divulgação)

Quantos beneficiários existem no INSS?

O INSS, um dos principais programas do governo, voltado para aposentados e trabalhadores de carteira assinada, surgiu no dia 27 de junho de 1990. Segundo o portal ‘O Globo’, mais de 39 milhões de aposentados e pensionistas estão sendo agraciados com esse pagamento, neste ano de 2024.

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.