EITA

Alerta a quem tem mais de 60 anos e dirige: Nova lei de trânsito crava ‘fim’ da CNH antecipado para idosos


Idoso com CNH - Montagem TVFOCO

Nova lei de trânsito crava ‘fim’ da CNH antecipado ao público da terceira idade

Uma nova lei de trânsito já tem dado muito o que falar, principalmente para quem tem mais de 60 anos de idade e ainda dirige, com relação ao uso da CNH.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

A verdade é que simplesmente a nova lei cravou o ‘fim’ da CNH antecipado para idosos e vocês irão conferir todos os detalhes sobre o assunto nesta terça-feira (7).

Como todos sabem, a Carteira Nacional de Habilitação é o principal documento dos motoristas, já que é obrigatório para a condução dos veículos. Assim, qualquer mudança referente a ele afeta milhões de pessoas no Brasil inteiro. Segundo informações do portal  ‘Notícias Concurso’, no Brasil não há uma idade limite para dirigir, o cidadão precisa apenas apresentar boas condições para isso. Nos últimos anos houveram algumas mudanças significativas pensando na segurança de todos.

Antes a renovação da CNH ocorria a cada 5 anos, mas desde 2021, ainda segundo o site, agora depende da idade do cidadão. Quanto mais velho, em menos tempo chega o fim da validade do documento.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Confira a seguir como funciona as novas datas referentes a renovação:

Veja também

Aos motoristas com até 50 anos de idade, a renovação deixa de ser de 5 em 5 anos e passa a ser de 10 em 10. Aqueles com idade entre 50 e 69 anos, o processo sengue sendo de 5 em 5 anos.

Agora, a principal mudança é para quem já atingiu a marca dos 70 anos de idade. Isso porque, para esse grupo, a validade da CNH é de apenas 3 em 3 anos, para que passem por exames com mais frequência, para confirmar que estão aptos a dirigir.

Apesar da renovação ser apenas de 3 em 3 anos para esse último grupo, é importante realizar os exames pelo menos todos os anos. Isso ajuda a proteger a vida dos idosos e de todos que estão nas ruas.

Qual é o valor da multa para quem dirige com a CNH vencida?

Muitas pessoas arriscam andar com a CNH vencida, pois só são pegos caso caiam em um bloqueio policial. Porém, para quem acaba se deparando com essa situação, está ciente que é uma infração gravíssima.

A multa para o infrator é de R$293,47 e ainda toma 7 pontos na carteira. Caso não renove e seja pego novamente, pode até mesmo perder o direito de dirigir e ter que refazer o exame, para recuperar a carteira.

🚨 Davi assume uso de dinheiro doado ao RS + Globo crava desfecho do campeão + Dona Déa é DETONADA         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

CNH

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração. Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são: