Agora durante o Governo Zema (Novo), os motoristas em Belo Horizonte, MG, são surpreendidos com uma nova lei de trânsito dos radares
Respeitar as leis de trânsito não é apenas uma obrigação, sem sombra de dúvidas, também é uma necessidade para garantir a segurança de motoristas e pedestres.
Um grande fato é que regras bem definidas e fiscalização eficiente são pilares essenciais para um tráfego mais organizado e seguro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em Minas Gerais, o governo de Zema tem reforçado seu compromisso com a modernização da gestão pública e a segurança viária, apostando em novas tecnologias para otimizar processos e reduzir burocracias.
Conforme apurado pelo TV FOCO, a mais recente iniciativa envolve a adoção do Sistema Radar, que promete transformar a forma como infrações são registradas no estado.
De acordo com as informações divulgadas pelo ‘Detran-MG’, o novo modelo traz três reviravoltas significativas para os motoristas em Belo Horizonte e outras regiões mineiras. Veja a seguir:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fim das dívidas com multas de trânsito: Lei em vigor na era Lula derruba valor aos idosos 60+ em 2 passos
“Agora”: Nova lei do semáforo acaba de chegar em Campinas, SP, e traz alerta urgente aos motoristas
Plano de lei de trânsito anunciada em Campo Grande, MS, chega com +1 mudança na era Adriane Lopes em 2025
1 – Registro instantâneo de infrações via aplicativo
Com a digitalização do processo, os agentes de trânsito poderão registrar infrações de forma simplificada e em tempo real.
O uso do aplicativo elimina a necessidade de papelada e reduz falhas operacionais, tornando a fiscalização mais ágil e eficiente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2 – Notificação automatizada para motoristas
Ademais, segundo as informações do Detran-MG, o sistema enviará alertas automáticos aos condutores assim que uma infração acabar sendo registrada.
Isso significa que os motoristas serão informados de maneira quase imediata sobre eventuais autuações, permitindo maior controle sobre a própria conduta no trânsito e evitando surpresas desagradáveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
3 – Redução de custos e gestão centralizada
Em vigor desde o ano passado, o novo modelo tem o objetivo de otimizar os processos administrativos da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG).
Com os dados centralizados, será possível aprimorar a formulação de políticas públicas para o trânsito, além de reduzir custos operacionais e dar mais transparência às autuações.
Considerações finais
- Com essa modernização, Minas Gerais dá mais um passo para tornar o trânsito mais seguro e eficiente, alinhando-se às tendências tecnológicas que já vêm sendo adotadas em outras regiões do país.
- A novidade, no entanto, tem gerado preocupação entre os motoristas, que agora terão que redobrar a atenção para evitar infrações registradas em tempo real.
- O impacto da mudança ainda vem sendo sentido aos poucos nas ruas, mas uma coisa é certa: dirigir em BH nunca mais será como antes.
Qual a infração mais grave no trânsito?
As infrações gravíssimas são aquelas com alto risco para o infrator e também para os outros. O valor das multas começa em R$ 293,47 e causam também sete pontos na CNH.
Além disso, é importante saber que algumas infrações gravíssimas podem ter como penalidade a suspensão automática da CNH.
Confira algumas das infrações gravíssimas previstas no CTB:
- Dirigir veículo sem possuir CNH, PPD ou Autorização para Conduzir Ciclomotor ou com esses documentos cassados ou suspensos (art. 162, I e art. 162, II);
- Dirigir veículo sem utilizar os acessórios obrigatórios, como óculos ou aparelho de audição, por exemplo (art. 162, VI);
- Dirigir ameaçando outros veículos, pedestres ou ciclistas (Art. 170);
- Disputar rachas (art. 173);
- Dirigir sob influência de álcool (art. 165).
Por fim, veja esta matéria: Adeus, CNH: Lei de trânsito em vigor em 2025 traz multa imperdoável de R$2924 a motoristas 20+ por 1 atitude