CONFIRA

Alerta: Nova lei de trânsito em vigor e motoristas podem pagar fortuna caso sejam flagrados descumprindo a norma

30/06/2024 às 8h15

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Nova lei de trânsito em vigor e motoristas podem pagar fortuna (Foto: Reprodução/ Internet)

Confira tudo sobre a nova lei de trânsito em vigor que chega com tudo para os motoristas que podem pagar fortuna caso sejam flagrados em descumprimento da regra

No Brasil, existe uma série de leis e regulações que envolvem o trânsito. Por exemplo, temos o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), onde são definidas diversas regras, bem como atribuições de órgãos e infrações. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre uma nova lei que pode ser um terror para motoristas que forem flagrados em descumprimento da norma.

Estamos falando da Lei nº 14.562, que está em vigor desde abril de 2023, que criminaliza a conduta de quem modificar os identificadores de veículos não automotores, como reboques, semirreboques e elétricos. Inclusive, a legislação chega também para aumentar a pena por adulteração de placas de veículos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A nova lei prevê prisão de 4 a 8 anos, também com multa, se a prática estiver relacionada a atividades comerciais ou industriais irregulares. De acordo com informações do Governo Federal: “Com essa lacuna, a Justiça Brasileira trancava ações penais relacionadas a essas e outras adulterações”, declarou.

Nova lei entra em vigo e chega com algumas alterações no CTB (Foto: Reprodução/ Internet)
Nova lei entra em vigo e chega com algumas alterações no CTB (Foto: Reprodução/ Internet)

Agora, além do condutor do veículo, a lei também será aplicada ao funcionário público que contribuir para o licenciamento ou registro do veículo remarcado, ou adulterado, de acordo com o que foi divulgado.

Continua após o Veja Também

Veja também

A multa também é feita ao receptador do veículo, ao tipificar a conduta de quem “adquire, recebe, transporta, conduz, oculta, mantém em depósito, desmonta, monta, remonta, vende, expõe à venda, ou de qualquer forma utiliza, em proveito próprio ou alheio”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, é importante destacar que, essas penalidades se aplicam somente a alteração dos sinais identificadores citados. Muitas pessoas entenderam que andar sem a placa de identificação se encaixasse nessa norma, mas não se encaixa, embora seja considerado uma infração gravíssima circular sem a placa.

Placas de carros - Foto: Internet
Placas de carros – Foto: Internet

Vale frisar que, rodar com o veículo sem placas não é um crime tipificado no nosso Código Penal. Segundo o portal ‘Jornal do Carro’, quem violar a regra fica sujeito a multa de R$ 293,47. Bem como sete pontos na carteira de motorista e remoção do veículo para regularização. Portanto, é o que prevê o artigo 230 do CTB.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual é a infração mais grave no trânsito?

As infrações gravíssimas são aquelas com alto risco para o infrator e também para outros condutores, passageiros, pedestres ou ciclistas. O valor das multas começa em R$ 293,47 e causam também sete pontos na CNH. Além disso, é importante saber que algumas infrações gravíssimas podem ter como penalidade a suspensão automática da CNH.

Multa de trânsito (Foto: Reprodução/ Internet)
Multa de trânsito (Foto: Reprodução/ Internet)

Confira algumas das infrações gravíssimas previstas no CTB:

  • Dirigir veículo sem possuir CNH, PPD ou Autorização para Conduzir Ciclomotor ou com esses documentos cassados ou suspensos (art. 162, I e art. 162, II);
  • Dirigir veículo sem utilizar os acessórios obrigatórios, como óculos ou aparelho de audição, por exemplo (art. 162, VI);
  • Dirigir ameaçando outros veículos, pedestres ou ciclistas (Art. 170);
  • Disputar rachas (art. 173);
  • Dirigir sob influência de álcool (art. 165).

🚨 Tati Machado titular do Encontro + Estrelas intocáveis da Globo + Datena fora da Band: "Não tem dinheiro"    

Destaque
Lei de trânsito
nova lei
Larissa Caixeta

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.