Agora

Extinção de documento e alerta a idosos 60+: Nova lei do CPF chega com 7 viradas colossais no Brasil


Nova lei do CPF chega provocando grandes mudanças aos brasileiros (Foto: Reprodução Internet)

Com fim do documento, alerta a idosos e nova lei com grandes viradas

Uma nova lei do CPF chega em peso aos brasileiros, teme extinção de documento importante e alerta aos idosos com direito a 7 viradas importantes.

Acontece que o RG agora vai começar a entrar em desuso, os idosos vão ficar em alerta pelo tempo de renovação e mais viradas.

De acordo com informações do UOL, documento mais importante de se ter na carteira não será mais o RG, mas sim a nova Carteira de Identidade Nacional, a CIN.

O número de identificação desse documento é o mesmo do CPF, mas a nova carteira tem mais tecnologia e poderá agregar mais informações.

O documento para identificação nacional passa a ser o CPF, esse será o número exigido para a prestação de serviços públicos. A Lei 14.534/23 determina que: “O órgão emissor deverá, na emissão de novos documentos, utilizar o número de inscrição no CPF como número de registro geral da Carteira de Identidade”

Veja também

Essa mudança vai acarretar nas seguintes diferenças:

  • A mudança visa dar mais segurança e unificar os documentos
  • Novo documento terá QR code
  • CIN poderá ter o código do passaporte
  • Carteira poderá ser física e digital
  • Carteira poderá agregar documentos
  • Documentos atuais ainda valem
  • Nova carteira terá validade.

O documento deverá ser renovado conforme os prazos:

  • 0 a 12 anos incompletos – validade de 5 anos
  • 12 a 60 anos incompletos – validade de 10 anos.
  • Acima de 60 anos – validade indeterminada.

Conforme o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a responsabilidade pela emissão da Carteira de Identidade Nacional continuará sendo dos estados, por meio dos seus respectivos institutos de identificação, da mesma forma que já ocorre atualmente. A primeira emissão da CIN será gratuita.

COMO FAÇO PARA CONSULTAR UM CPF?

Consulte a situação cadastral do CPF de uma pessoa no site da Receita Federal. Basta inserir os seguintes dados: Número do CPF e a Data de Nascimento e clicar na caixinha “Eu não sou um robô”. O sistema da Receita exibirá um comprovante da situação cadastral com os dados relativos ao CPF pesquisado.

🚨 BBB24: Davi menosprezado por rivais + Globo "apaga" Bia + Mãe de Matteus desaprova Cunhã e é detonada    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Prazer, sou Bruno Zanchetta, formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. O Jornalismo é a minha vida e está presente nas 24 horas do meu dia.Faço matérias diversas sobre carros luxuosos, veículos impressionantes e até sobre coleções curiosas Email: [email protected]