EITA

Até a poupança bloqueada: Nova lei do CPF em vigor atinge clientes da Caixa, Itaú, Bradesco e +

13/06/2024 às 22h50

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
Nova lei do CPF agora está em vigor - Foto: Internet

Nova lei entra em vigor e atinge clientes da Caixa e outros bancos

Sabemos que é praticamente impossível viver em uma sociedade sem as leis. Isso porque elas servem para organizar a vida em comunidade. Dessa vez, no entanto, falaremos sobre uma nova lei do CPF que atinge clientes de todos os bancos, como Caixa, Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, entre outros.

Nessa matéria, falaremos sobre uma nova lei do CPF, onde os correntistas e usuários de serviços financeiros são confrontados com três mudanças significativas que despertam preocupações. Entre elas, destaca-se a ampliação do bloqueio de pagamentos em todos os bancos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lei do CPF chega com 3 bombas assustadoras - (Foto: Reprodução / Internet)
Lei do CPF – (Foto: Reprodução / Internet)

Recentemente, a Secretaria da Receita Federal divulgou uma atualização significativa no processo de gestão do CPF. Diante disso, agora, a entidade poderá empregar a tecnologia de reconhecimento facial para corrigir eventuais inconsistências nos registros do importante documento.

É importante salientar ainda que essa iniciativa tem como principal objetivo reforçar a segurança nos procedimentos de obtenção e regularização do CPF, assegurando a correta alocação dos recursos públicos e combatendo possíveis práticas fraudulentas ou desvios.

Continua após o Veja Também

Veja também

Pessoa segurando o CPF e imagem ilustrativa de lei (Fotos: Reproduções / Canva)
Pessoa segurando o CPF e imagem ilustrativa de lei (Fotos: Reproduções / Canva)

Com a nova lei, segundo O Antagonista, em casos de discrepâncias no processo de obtenção ou regularização do CPF, a Receita Federal terá autoridade para solicitar a presença do indivíduo nas unidades de atendimento, a fim de capturar uma imagem facial para fins de reconhecimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Receita poderá exigir a medida no caso de inscrição no CPF; alteração de dados cadastrais; regularização da situação cadastral; cancelamento da inscrição e restabelecimento da inscrição. Será necessário apresentar um documento de identidade original ou cópia autenticada.

CPF / Logo dos bancos - Montagem TVFOCO
CPF / Logo dos bancos – Montagem TVFOCO

Essa medida será aplicada em diversas situações, incluindo a inscrição no CPF, a atualização de dados cadastrais, a regularização da situação cadastral, bem como o cancelamento e restabelecimento da inscrição. Até as movimentações da poupança podem ser bloqueadas nesse contexto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como imprimir o meu CPF pela internet?

Para imprimir o documento pela internet, basta acessar o site da Receita Federal. Veja o passo a passo:

No canto superior esquerdo, acesse o menu e clique na opção “Serviços”:
Clique na opção “Cadastros”, e depois em “Cidadão (CPF)”. Pronto.

🚨 Globo desesperada com farsa de Davi + Ator de Pantanal morre + SBT confirma GERAL no canal    

Kelves Araújo

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.