OFICIAL

Vitória aos trabalhadores: Nova lei armada chega como presente aos CLT e garantia de saque total


Lei prevê mudança no saque do FGTS (Foto: Divulgação)

Projeto de Lei aponta mudança na dinâmica de pagamento do benefício

Garantido por lei aos trabalhadores, o FGTS foi fundado na intenção de proteger aqueles que atuam pelo regime CLT. O dinheiro, na verdade, é depositado em uma poupança operada pela Caixa, garantido para quem é demitido sem justa causa.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

O valor, claro, vai de acordo com o tempo de trabalho exercido. Inclusive, na dinâmica atual, é possível retirar até 50% do saldo no saque-aniversário. Essa é uma opção do beneficiário, mas que, claro, traz suas consequências, como apontou o ministro Luiz Marinho.

FGTS
Saque-aniversário do FGTS pode ser prejudicial aos trabalhadores, aponta ministro (Foto: Divulgação)

Segundo o jornal Extra, existe um Projeto de Lei que deve mudar o formato de saque. Em coletiva de imprensa, o político declarou que a abolição do saque-aniversário do FGTS vem sendo discutida dentro da pasta. Isso porque o atual formato é prejudicial à maioria das pessoas.

Marinho ressaltou a importância de manter a ideia inicial do FGTS, feito para a proteção no momento de desemprego e aquisição de moradias próprias. “O saque-aniversário permite que retirem fundos para gastos não essenciais, como viagens e celebrações”, disse.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Com a alteração, os trabalhadores que forem demitidos, sem justa causa, poderão ter a liberação de todo o saldo retido, o que tem sido impossibilitado com o adiantamento. O Projeto de Lei, de acordo com o ministro de Lula, também será diretamente benéfico ao andamento da economia do país.

Veja também

FGTS
Luiz Marinho, o ministro do Trabalho, quer voltar à dinâmica original do FGTS (Foto: Divulgação)

Como saber quanto tenho de FGTS?

Segundo a Caixa, é preciso acessar o aplicativo do benefício, onde é possível consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de titularidade própria em qualquer banco. Desde 2020, não é mais necessário ir às agências físicas.

🚨 Davi assume uso de dinheiro doado ao RS + Globo crava desfecho do campeão + Dona Déa é DETONADA         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br