urgente

“A partir de hoje”: Nova lei do INSS anunciada por Tralli no Jornal Hoje que atinge em cheio os beneficiários

06/06/2024 às 13h58

Por: Bianca Rayla
Imagem PreCarregada
César Tralli / INSS - Montagem: TVFOCO

No Jornal Hoje, da Globo, Tralli confirmou uma nova lei do INSS

O âncora do Jornal Hoje, da Globo, César Tralli, surpreendeu o Brasil com um anúncio chocante que atingiu em cheio milhares de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Isso porque o jornalista cravou ao vivo novidades sobre a autarquia.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

César Tralli, no dia 23 de outubro de 2023, anunciou sobre uma nova lei do INSS que chegou atingindo milhares de beneficiários até hoje. O jornalista informou que agora o órgão conta com uma nova modalidade para receber atestados médicos.

“A partir de hoje (23), as agências do INSS passam a receber atestado médico para pedidos de auxílio-doença sem a necessidade de agendamento prévio”, disse.

O Atestmed, como é conhecido essa análise documental, chegou para conferir celeridade à alta demanda por requerimentos do benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença. Isso porque a modalidade virtual, que permite o envio de documentação médica pelo sistema do INSS, reduziu de forma expressiva as filas de espera para a concessão de benefícios.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Segundo as informações de Tralli, para que a nova modalidade de agendamento seja praticada, existem regras como: o atestado médico deve ter sido emitido há menos de 90 dias da data do requerimento, é necessário estar legível e sem rasuras, e por fim, é preciso apresentar um documento com foto.

Veja também

Tralli ainda deixou claro que segundo a Previdência Social, a medida vale para todos os benefícios por incapacidade temporária que precisam de perícia inicial. Assim, a única exceção é o auxílio-doença por acidente de trabalho, que necessita de perícia médica presencial. Existe também a opção de fazer a entrega da documentação pelo aplicativo ou site da instituição, o ‘Meu INSS’.

Tanto os segurados que passam por perícia médica presencial quando aqueles que optam pelo Atestmed precisam cumprir requisitos para ter direito ao benefício por incapacidade temporária. Esses que são: ter contribuído para a Previdência, realizado no mínimo de 12 contribuições realizadas antes do mês em que ocorrer o afastamento, entre outros.

Como solicitar o Atestmed?

Para solicitar o benefício por incapacidade temporária, o segurado deve acessar o aplicativo ou o site do ‘Meu INSS’ e seguir o seguinte passo a passo:

  • Primeiro, escolher a opção “Pedir Benefício por Incapacidade”;
  • Em seguida, precisará clicar em “Novo Requerimento”;
  • Selecionar a opção “Benefício por Incapacidade Temporária (Auxílio-doença)”;
  • Por fim, basta seguir as instruções na tela para finalizar o requerimento.

Segundo o INSS, o prazo máximo para a concessão do benefício por meio do Atestmed é de 180 dias. Caso o benefício seja negado, o segurado terá um prazo de 15 dias para realizar um novo requerimento.

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração. Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.