ALERTA

Regras de 2023 na mesa: Nova lei do INSS chega com salário maior e nova idade mínima pra se aposentar


Nova lei do INSS chega com salário maior e nova idade pra se aposentar - Foto: Reprodução/Internet

A notícia importante do INSS para milhares de brasileiros

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sem dúvidas, é um dos órgãos mais importantes e querido pelos brasileiros. A autarquia é responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Em 2023, novas regras de aposentadoria foram colocadas na mesa e nova lei que chega com salário maior e nova idade mínima para se aposentar também vieram à tona.

A grande realidade é que existe, sim, casos que garantem um valor maior, ainda para o ano de 2023 pelo INSS. É isso mesmo que você leu: há macetes certeiros para conseguir o montante mais expressivo e é sobre isso que essa matéria vai falar.

Vale lembrar que, o valor da aposentadoria do órgão corresponde a 60% sobre a média salarial para quem tem o tempo mínimo de contribuição, que é de 15 anos para as mulheres e 20 anos para os homens, mais 2% a cada ano extra.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Newton Conde, da Conde Consultoria Atuarial, destaca que há uma série de formas que podem interferir no valor final da aposentadoria, como em qual regra de transição o segurado se encontra em 2023 e se já tinha direito ao benefício em 2019, quando a reforma da Previdência passou a valer.

Veja também

Um segurado com 100 pontos ao somar idade e tempo de contribuição pode se aposentar pela regra de pontos, com 100% da média salarial. Mas, a depender do perfil, ele poderá ter índice de 108% sobre sua média.

Esse é o caso de um profissional de 64 anos de idade e 44 de contribuição. “O que para a gente parece óbvio, juridicamente não é.”, disse,

“Agora, temos ainda a revisão da vida toda, que pode fazer com que o segurado tenha contribuições de antes de 1994, em outras moedas e com outros índices de correção. Por isso, cada caso é particular”, completou.

Nova lei chega com salário maior e nova idade pra se aposentar - Foto: Reprodução/Internet
Nova lei chega com salário maior e nova idade pra se aposentar – Foto: Reprodução/Internet

Como comprovar o tempo de contribuição?

Além do emprego formal como profissional com carteira assinada ou como autônomo, o segurado pode conseguir provar mais tempo de contribuição caso se enquadre em algumas regras aceitas pela Previdência.

Quem trabalhou em atividade prejudicial à saúde antes da reforma pode converter o tempo especial em comum, com bônus no período de contribuição.

Qual a idade para se aposentar em 2023?

Com às novas regras de aposentadoria do INSS, houve mudanças significativas, principalmente no que diz respeito à aposentadoria por tempo de contribuição. O fato é que esta modalidade foi extinta, e agora existem diferentes formas de se aposentar, como por idade, especial e por invalidez.

Para a aposentadoria por idade, o tempo mínimo é de 57 anos para mulheres e 30  de contribuição e 60 anos para homens mais 35 de contribuição. Mas, as regras podem variar dependendo da regra de transição escolhida.

Além disso, o cálculo do benefício agora leva em conta a média de todos os salários de contribuição, em vez de apenas os 80% maiores, o que afeta diretamente o valor final da aposentadoria.

É essencial que os brasileiros estejam cientes dessas mudanças e planejem suas finanças de acordo para garantir um futuro seguro na terceira idade.

Nova lei do INSS chega com salário maior e nova idade mínima pra se aposentar - Foto: Reprodução/Internet
Nova lei do INSS chega com salário maior e nova idade mínima pra se aposentar – Foto: Reprodução/Internet

🚨 Luto: Cantora e ator morrem + Bonner AMEAÇA abandonar tudo + Huck exposto com fortuna      

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br