Entenda decisão que havia sido divulgada em setembro sobre algumas mudanças no orçamento destinado ao INSS
Um anúncio publicado em setembro deste ano movimentou os brasileiros à espera de um dos benefícios do INSS. Por se tratar de uma das principais instituições públicas do país, é necessário que todos fiquem atentos às novidades.
Em setembro, o governo Lula teria decidido cortar R$ 12,5 bilhões dos gastos com benefícios da Previdência Social no Orçamento de 2024. Atualmente, cerca de 1,1 milhão de pessoas estão à espera de algum auxílio e, agora, querem diminuir este número.
Segundo documentos obtidos pela Folha de S. Paulo, há incertezas se haverá fundos suficientes para todos no futuro. Na época, o Conselho Nacional de Previdência Social chegou a aprovar em agosto duas versões diferentes para os gastos relacionados a benefícios.
O corte, então, teria como objetivo reduzir o gasto obrigatório destinado à área, para que sobrasse mais dinheiro para investimento. Com isso, o impacto real seria visto diretamente nas contas do próximo ano, apontou a publicação.

Programa para fim da fila
Mais cedo, foi aprovado o projeto de lei para o programa que pretende zerar a fila de espera do INSS. No total, já são mais de 1,1 milhão de pessoas esperando algum tipo de auxílio. Por isso, o senado tomou a iniciativa de tentar diminuir esse número o quanto antes.
Veja também

Nova lei do INSS está EM VIGOR: 2 mudanças são confirmadas e pagamento cai na conta de lista de CPFs

Grande VITÓRIA do INSS: Aumento no 13º salário para 2024 cai como presente para aposentados

Banco do Brasil, Caixa e Bradesco: 3 bancos para conseguir o cartão especial do INSS e milhares de vantagens
Apesar já ter sido anunciada, a aprovação, agora, segue para Lula e deverá ser sancionada pelo presidente. O programa deve ser colocado em prática em breve e os servidores envolvidos na ação devem receber uma bonificação pela diminuição no número de pessoas.

O que é o INSS?
É a instituição pública responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários como aposentadoria, seguro desemprego, auxílio-doença, pensão por morte e outras necessidades.
🚨 Urgente! Ana Hickmann comete 'crime', Betty Faria humilha Bolsa Família e Bocardi detona