Nova lei

Fim de pagamento LIBERADO: Nova lei dos cartões tem decreto do Banco Central para anulação total das dívidas com 3 viradas

01/07/2024 às 21h17

Por: Bruno Zanchetta
Imagem PreCarregada
Banco Central aprova nova lei dos cartões - Foto: Internet

Uma nova lei do Banco Central crava fim do pagamento sobre os cartões com anulação total das dívidas em apenas 3 viradas

Uma nova lei oficializada pelo Banco Central atinge diretamente os usuários de cartão de crédito no Brasil com direito a anulação total das dívidas com 3 viradas e fim de pagamento.

O uso do Cartão de Crédito no Brasil é algo que leva muita discussão no Banco Central e nas instituições financeiras. Isso porque, especialistas consideram que o brasileiro usa o cartão de crédito de forma errada e isso faz com que milhares de pessoas entrem em dívidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo informações do G1, em matéria publicada no início de junho, clientes com dívidas no cartão de crédito rotativo, a linha de crédito mais cara do mercado, poderão fazer a portabilidade gratuita do saldo devedor de uma instituição financeira para outra que ofereça melhores condições para o pagamento. Além disso, também será exigida mais transparência no formato das faturas.

As mudanças, determinadas em dezembro de 2023 pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), entram em vigor a partir de 1º de julho.

Continua após o Veja Também

Veja também

“Por exemplo, você vai buscar uma instituição financeira que te ofereça juros menores ou melhores condições de pagamento, e pedir a ela uma proposta. Com isso em mãos, você pode checar se o banco onde você tem a dívida original quer fazer uma contraproposta”, informou o Banco Central em uma rede social.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No caso da portabilidade das dívidas do cartão de crédito, ficou definido:

  1. a proposta da nova instituição deve ser realizada por meio de uma operação de crédito consolidada, ou seja, que contemple restruturação da dívida antiga;
  2. a instituição credora original que realizar uma contraproposta deve apresentar ao cliente, no mínimo, uma proposta de operação de crédito consolidada de mesmo prazo da operação proposta pela outra, para fins de comparação dos custos.
  3. caso aconteça, a portabilidade do crédito deve ser feita de forma gratuita.

O QUE É CARTÃO DE CRÉDITO ROTATIVO?

O crédito rotativo é uma modalidade de financiamento associada ao uso do cartão de crédito, oferecida aos usuários que optam por não pagar o valor total da fatura até a data de vencimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando a pessoa paga uma quantia menor que o total da fatura, o valor restante entra na fatura seguinte – e sobre este valor em aberto são cobrados juros. Na prática, entrar para o rotativo significa que o cliente está pagando juros em cima do valor que não conseguiu quitar.

🚨 Globo arranca Ana e Poeta do ar por R$ 450M + Maju fora do Fantástico na surdina + Ratinho defende ex de Iza    

Banco Central
Bruno Zanchetta

Prazer, sou Bruno Zanchetta, formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. O Jornalismo é a minha vida e está presente nas 24 horas do meu dia.Faço matérias diversas sobre carros luxuosos, veículos impressionantes e até sobre coleções curiosas Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.