CONFIRA

Em vigor e com multa pesada: Nova lei dos restaurantes atinge donos, funcionários e até os clientes em cheio

27/01/2024 às 8h57

Por: Redação TV Foco
Imagem PreCarregada
Nova lei atinge em cheio bares e restaurantes (Foto: Internet)

Nova lei de restaurantes atinge em cheio donos, funcionários e até os clientes

Os cidadãos de Uberlândia foram surpreendidos ao ser anunciado que desde o dia 4 de janeiro, todos os estabelecimentos do setor de alimentação e hotelaria precisam ter versões físicas de cardápios e acessibilidade na exibição dos menus de alimentos, bebidas e demais mercadorias vendidas.

Tudo começou após a nova lei, que foi aprovada em 7 de julho de 2023. Na ocasião, foram dados seis meses de prazo para que os comércios se ajustassem à nova legislação e o prazo terminou no início de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A nova lei foi criada com o objetivo de que seja possível que todos os clientes tenham acesso aos cardápios. A lei prevê que uma versão física dos cardápios, que deve ser disponibilizada, além da versão virtual por QR Code.

Além disso, também é solicitado que uma versão em braile esteja disponível ou que o estabelecimento tenha um funcionário capacitado para atender clientes com deficiência.

Continua após o Veja Também

Veja também

Nova lei - foto: reprodução
Nova lei – foto: reprodução
lei sobre restaurantes - foto: reprodução
lei sobre restaurantes – foto: reprodução

O que acontecerá em caso de descumprimento?

Caso haja o descumprimento sobre o que diz a nova lei, os donos dos restaurantes terão que pagar uma multa, que será aplicada ao estabelecimento, assim como processos administrativos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Após a lavratura do auto de infração e a tramitação do processo administrativo, o valor da multa será definido levando em consideração critérios e parâmetros previstos em lei, tendo como base o faturamento do fornecedor, mas, sempre observando a proporcionalidade entre a gravidade da falta e a intensidade da sanção”, esclareceu Egmar Ferraz, o superintendente da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).

O Procon enfatiza que os clientes podem fazer denúncias caso vejam que existem restaurantes descumprindo a lei: “O consumidor é sempre o melhor fiscal das leis. A fiscalização do Procon acontece de duas formas, pode ser acionada pelo Disque Procon 151 ou pelo faleprocon.uberlandia.mg.gov.br. A outra forma é quando entram no nosso planejamento de fiscalização”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

🚨 Desespero na Record com chegada de global + Fantástico destruído + Climão entre Bia e Eliana     

Destaque
nova lei
Redação TV Foco

A redação do site TV Foco é formada por vários profissionais que estão sempre prontos para informar seu público e levar o máximo de informações para ele. Por isso, estamos sempre antenados em tudo que está acontecendo na TV, nas redes sociais, nas festas e em todos os cantos do mundinho dos famosos.Redação TV FOCO publica notícias diariamente sobre o mundo do famosos e também da televisão. Especializado em números sobre a audiência da TV. Para entrar em contato envie um email para: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.