SAIBA TUDO!

Bourbon, Iguatemi e +: Nova lei dos shoppings é anunciada e atinge em cheio lojistas de gigantes de SP

18/06/2024 às 18h41

Por: Lucas Brito
Imagem PreCarregada
Projeto de Lei sobre os shoppings está em andamento (Foto: Divulgação)

Proposta em andamento sugere mudança na relação entre donos de estabelecimentos e lojistas; entenda!

São Paulo abriga 193 grandes shoppings. O número, de acordo com os dados da Abrasce, representa 30,2% do número total no Brasil, movimentando milhões de reais diariamente e atendendo um alto número de visitantes.

Entre os principais, aparecem o Bourbon e o Iguatemi, na capital. O Aricanduva, na Zona Leste, é o maior do país e de toda a América Latina, abrangendo uma área de 423 mil metros quadrados. Mas, existem algumas mudanças que estão por vir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Projeto de Lei, Shoppings
O Shopping Aricanduva, na Zona Leste de São Paulo, é o maior da América Latina (Foto: Divulgação)

Segundo o Diário do Comércio, um Projeto de Lei propõe mais clareza na relação entre administradores e comerciantes. Para quem não sabe, é necessário um alto investimento mensal para manter uma loja aberta em um shopping, principalmente em São Paulo.

Valores referentes ao aluguel, percentual sobre faturamento e publicidade precisam ser pagos aos empresários. Porém, até hoje, não existe transparência total a respeito do que é cobrado. Agora, a proposta é dar fim ao sigilo, além de trazer mais detalhes nos documentos.

Continua após o Veja Também

Veja também

De acordo com o advogado Daniel Cerveira, os comerciantes nem sabem o que estão pagando. Por isso, a deputada federal Natália Bonavides, do PT-RN, quer uma lei que obrigue os donos dos shoppings a detalharem o que deve ser pago, que gira entre 10 e 20% do faturamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No projeto, a deputada pede a prestação periódica de gastos para todos os envolvidos. E, caso isso não for cumprido, o lojista deve ser beneficiado com uma redução de 10% no valor final que pagam. “Como há diferença de poder, cabe, sim, existir uma regulamentação”, apontou.

Projeto de Lei, Shoppings
Nova lei propõe mudança na relação entre lojistas e administradores de shoppings (Foto: Divulgação)

O que é um projeto de Lei?

O documento surge como ideia para resolver questões consideradas importantes para diferentes áreas sociais. Depois disso, passa por votação no Plenário para ver se deve ou não se tornar, de fato, uma lei.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

🚨 Globo arranca Ana e Poeta do ar por R$ 450M + Maju fora do Fantástico na surdina + Ratinho defende ex de Iza    

Destaque
nova lei
Projeto de Lei
Shoppings
Lucas Brito

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.