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Proibição na Claro, Tim, Vivo: Nova lei das operadoras é anunciada na ANATEL com fim de pagamento a milhões


Anatel, Vivo, Claro e Tim (Fotos: Reproduções / Internet)

Projeto de lei atinge Anatel e principais operadoras, como Claro, Tim e Vivo

No dia 01 de março deste ano, uma nova lei das operadoras foi anunciada na Anatel e atinge as grandes empresas, como Claro, Tim e Vivo.

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O Projeto de Lei 359/24 traz uma proibição a operadoras de celular e até fim de pagamento a milhões.

Em suma, o projeto de lei tira a obrigação dos clientes de colocarem crédito com frequência ou assinar um plano para a linha telefônica não ser bloqueada.

Mas, a medida irá valer apenas para clientes que estão inscritos no Cadastro Único para programas sociais do governo federal.

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De acordo com o portal Câmera dos Deputados, ficará a cargo da Anatel a definição dos números telefônicos que serão abrangidos pelas regras propostas.

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O autor da proposta, deputado Pedro Campos (PSB-PE), defende a mudança para a população em situação de vulnerabilidade.

“É necessário assegurar o acesso contínuo aos serviços de telefonia móvel pessoal para a parcela da população em situação de vulnerabilidade social”, disse o autor.

Atualmente, caso o cliente seja pré-pago da Tim, Claro ou Vivo e não realiza recarga no número do celular há algum tempo, a operadora pode bloquear o número, segundo o portal JusBrasil.

Desse modo, caso a lei seja aprovada, os clientes inscritos no CadÚnico não deverão carregar a linha apenas pelo fato do plano ser cancelado.

Mas, lembre-se, caso o usuário queira continuar utilizando os benefícios da linha, como telefonemas ou mensagens, deverá realizar o pagamento.

Anatel (Foto: Reprodução / Internet)
Anatel (Foto: Reprodução / Internet)

MAIS SOBRE O ASSUNTO

A operadora pode cancelar a linha sim por falta de crédito por força da Resolução 632 da Anatel art. 97.

Segundo o portal Oficina Net, a Claro, Tim e Vivo possuem regras para bloquear os números. São elas:

Claro:

O número é bloqueado parcialmente, ficando disponível apenas para ligações de emergência, serviços da empresa e recebimento de chamadas após 90 dias da última recarga.

Desse modo, o cliente só poderá voltar com a linha totalmente, após colocar créditos na linha.

No entanto, se o cliente passar 180 dias sem nenhum recarga, a linha vai ser cancelada definitivamente.

Vivo e Tim:

Na Vivo, o cliente ficará com o número bloqueado de forma parcial após 30 dias sem recarga. A linha é bloqueada totalmente após 60 dias. A Tim segue a mesma linha.

Vivo / Claro e TIM - Montagem TVFOCO
Vivo / Claro e TIM – Montagem TVFOCO

Qual o número para falar com os atendentes da Claro?

A claro tornou-se uma das principais operadoras no Brasil. Desse modo, os clientes procuram o número da empresa para falar com um atendente para resolver problemas.

Para telefone móvel os número é 1052, já para residencial são: 10621; 10699; 0800 723 6626.

Claro (Reprodução - Internet)
Claro (Reprodução – Internet)

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Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos, fato curioso é que sou muito fã de Virgínia Fonseca Email: giovana.misson@otvfoco.com.br