Agora

Agora

Fim da reservista: Nova lei é anunciada para extinguir o documento que aterroriza os homens de 18 a 45 anos

Nova lei - foto: reprodução
Nova lei - foto: reprodução

Nova lei é anunciada e você precisa saber dessa importante decisão

Um projeto de lei, em análise na Câmara dos Deputados, pode alterar um documento obrigatório para homens, que precisam dele para conseguirem emprego registrado e se matricular na faculdade, por exemplo.

Estamos falando do Projeto de Lei 6/23, que torna facultativo o alistamento militar. O texto em análise na Câmara dos Deputados, se aprovado, irá alterar a Lei do Alistamento Militar, que atualmente prevê, para fins de seleção ou regularização, a apresentação de todos os brasileiros no ano em que completarem 18 anos de idade.

Pela proposta, será facultada aos brasileiros a apresentação para o serviço militar dos 18 aos 45 anos de idade, quando serão alistados nas Forças Armadas, conforme regulamentação posterior que será feita.

Só será obrigatório o alistamento na possibilidade de convocação geral expedida pelo Poder Executivo e devidamente fundamentada. O texto proíbe ainda a exigência de certificado de alistamento, de reservista, de isenção e de dispensa de incorporação para quaisquer atos particulares ou públicos, exceto para aqueles previstos em lei e inerentes às Forças Armadas ou de segurança:

“A ideia é desburocratizar a vida dos jovens brasileiros ao tornar facultativo o alistamento, mantendo o serviço militar para aqueles que desejam se alistar ou então em caso de necessidade”, disse o autor da proposta, deputado Weliton Prado (Solidariedade-MG).

Veja também

Nova lei - foto: reprodução
Nova lei – foto: reprodução
Nova lei - foto: reprodução
Nova lei – foto: reprodução

O que falta para a PL ser aprovada?

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Em suma, caso seja aprovado, o projeto de lei irá acabar com a exigência do documento, que atualmente é obrigatório para os homens para fazerem algumas tarefas, como conseguir um emprego registrado, se matricular na faculdade, cursos profissionalizantes, entre outros.

 

🚨 Casa de Vidro no BBB24? + Fãs de Davi pedem a expulsão de Yasmin Brunet + Jojo recebe convite de Bolsonaro 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Assuntos

nova lei

Quem escreve

Lana Laysa

Eu sou Lana Laysa, Nutricionista por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN, servidora pública e Redatora Web. Encontrei na redação uma forma de escrever sobre o que mais amo: o mundo dos famosos e a vida das celebridades. Atualmente escrevo sobre a vida dos artistas por trás dos holofotes da fama e trago informações quentinha sobre o universo da TV brasileira. Meu e-mail é: [email protected]. Minhas redes sociais são: