CONFIRA

Nova lei em vigor, fim do IPVA e isenção: Idosos com mais de 60 anos ganham 3 presentões para aliviar o bolso


Idosos 60+ ganham 3 presentões para aliviar o bolso (Foto: Reprodução/ Internet)

Idosos com mais de 60 anos ganham 3 presentões para salvar os bolsos

Os idosos no Brasil possuem uma série de direitos garantidos pela legislação, entretanto, muitos não sabem sobre esses benefícios. Dessa vez, por exemplo, vamos falar sobre 3 presentões garantidos para aliviar o bolso dos mais velhos com uma nova lei em vigor, o fim do IPVA e mais uma isenção confirmada para quem tem 60+.

Segundo as informações disponibilizadas pelo portal ‘FDR’, o Estatuto dos Idosos, Lei 10.741/2003, garante gratuidade para idosos nos transportes públicos sem custo para aqueles com mais de 65 anos. O benefício conta com prioridade em estacionamentos e a possibilidade de adquirir ingressos com meia-entrada em eventos culturais.

Dessa forma, ao possuir a Carteira do Idoso, o Cidadão tem o direito a passagens gratuitas em ônibus interestaduais. Essa medida visa melhorar a mobilidade e o acesso a atividades de lazer e cultura para essa parcela da população.

Carteira dos idosos garante uma série de benefícios (Reprodução: Internet)
Carteira dos idosos garante uma série de benefícios (Reprodução: Internet)

São reservadas 2 vagas gratuitas por veículo para idosos com renda igual ou inferior a 2 salários-mínimos. Além disso, caso as vagas gratuitas cabem, é obrigado o desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens, para os idosos com renda igual ou inferior a 2 salários.

Todos que contam com 60 anos e que não tem comprovação de renda e que recebam até dois salários mínimos, podem solicitar a carteira do idoso. Para solicitar é preciso ser cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal.

Veja também

No que diz respeito ao fim do IPVA, existem alguns modelos de carros que estão isentos da cobrança da alíquota. Veículos que saíram de fábrica há alguns anos são dispensados da quitação desse débito, ou seja, se você é idoso e o seu veículo se encaixa no requisito, você também pode contar com esse benefício.

IPVA (Foto: Reprodução/Internet)
IPVA (Foto: Reprodução/Internet)

Segundo informações do portal ‘Auto Esporte’, o tempo costuma variar de estado para estado. Por exemplo, pessoas que vivem no Rio de Janeiro, por exemplo, e possui um veículo com mais de 15 anos de fabricação, não será necessário desembolsar dinheiro para o IPVA. O mesmo princípio se aplica ao Distrito Federal.

Com que idade é considerado uma pessoa idosa?

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, é considerada pessoa idosa o cidadão com idade igual ou superior a 60 anos. E para ele é reservado uma série de benefícios e direitos.

🚨 BBB24: Davi menosprezado por rivais + Globo "apaga" Bia + Mãe de Matteus desaprova Cunhã e é detonada    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]