BOMBA

Fim do TikTok: Jornal Nacional expõe nova lei, dá notícia crucial do aplicativo e anúncio de encerramento em país


Jornal Nacional repercutiu caso do TikTok (Foto: Divulgação)

Presidente sancionou lei nos EUA e, caso a rede social não for vendida, será banida na América do Norte

O Jornal Nacional repercutiu novas informações sobre a situação do TikTok nos Estados Unidos, nesta quarta-feira, dia 24. Agora, o aplicativo corre risco de ser realmente banido do país.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Segundo a Globo, o Congresso aprovou uma lei que obriga a Bytedance, a empresa chinesa, a vender a rede social dentro de 1 ano. Se a decisão não for cumprida, a plataforma não funcionária mais na América do Norte.

TikTok
Chinesa, a Bytedance é a atual dona do TikTok (Foto: Divulgação)

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, já sancionou a legislação. Ainda de acordo com o Jornal Nacional, o político se apoiou em outra lei americana, que não permite que empresas estrangeiras sejam donas de emissoras de TV e rádio no país.

O argumento é de que, através do TikTok, o governo da China manipule as informações de acordo com os próprios interesses e altere a opinião pública. Na discussão, ainda foi levantado que diversos conteúdos têm sido afastados da população.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Dentre eles, os protestos pela democracia em Hong Kong e a guerra na Ucrânia. Comparado com outras redes sociais, a plataforma de vídeos estaria oferecendo menos materiais aos usuários do que outras redes sociais, como Facebook, X-Twitter e Instagram.

Veja também

Atualmente, mais de 170 milhões de pessoas nos Estados Unidos usam o TikTok, incluindo artistas de grande projeção mundial. O YouTube, que já deteve o monopólio dos vídeos na internet, sofreu uma forte queda nos acessos após o crescimento do novato.

TikTok
TikTok pode ser banido nos Estados Unidos (Foto: Divulgação)

Quando o TikTok chegou no Brasil?

Aqui, o aplicativo passou a ficar disponível em 2018. No ano seguinte, a empresa abriu uma sede em São Paulo, que se ampliou na pandemia, quando o número de usuários duplicou. Hoje, os brasileiros ficam atrás apenas dos americanos e indonésios nos cadastros.

🚨 Exclusivo: Bia derruba campeões do BBB e Davi 'afunda' + venda da Globo? + Eliana rival de Portiolli         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br