SAIBA TUDO!

Nova lei em vigor para fim das dívidas e 7 benefícios em convênios: Pacotão de vitórias chega a idosos 60+


Veja benefícios garantidos aos idosos (Foto: TV Foco)

Lei protege idosos de caírem em golpes e benefícios garantem vantagens nos planos de saúde; entenda!

Os idosos têm uma série de benefícios garantidos pela lei para manter uma velhice tranquila. O IBGE aponta que esse grupo representa mais de 15% da população.

Em vigor, existem algumas vantagens já propostas. Dentre elas, estão válidas gratuidades como a isenção na passagem, no IPTU, descontos em atividades culturais, vagas em estacionamentos e prioridades em atividades do cotidiano.

Idosos
Os idosos representam mais de 15% da população brasileira, segundo o IBGE (Foto: TV Foco)

Porém, pela falta de proximidade com a tecnologia, muitos acabam não usufruindo dos direitos e até caem em golpes digitais. Por isso, desde o ano passado, foi sancionada uma lei, no Ceará, que ampara os idosos e os livra de dívidas que, muitas vezes, nem fizeram.

Em dezembro, a legislação passou a impedir que instituições financeiras e outras empresas do gênero façam ligações aos mais velhos oferecendo empréstimos. A intenção é protegê-los de golpes e do superendividamento durante a fase da velhice.

Mas, não para por aí!

Veja também

Plano de saúde
Existe uma Lei do Plano de Saúde que resguarda os direitos dos contratantes, principalmente os idosos (Foto: TV Foco)

Idosos tem algumas vantagens sobre os planos de saúde! Quais são elas?

Quanto mais alta a idade, mais caro o plano de saúde. Afinal, os idosos estão mais propensos a solicitar os serviços médicos com frequência. Segundo o instituto da longevidade, o grupo representa 14% do número de beneficiários das principais fornecedoras.

Mas, para quem paga, existe a Lei dos Planos de Saúde, que assegura uma série de direitos aos contratantes. O objetivo, claro, é garantir que as empresas cumpram suas obrigações e arquem com os cuidados de quem tanto precisa, principalmente os mais velhos.

Uma das regras, inclusive, é em torno do aumento dos preços por faixa etária para pessoas com mais de 60 anos. Isso, para quem não sabe, é proibido. Veja:

  1. Contratar um plano individual;
  2. Mensalidade do plano sem reajuste ao completar 59 anos de idade;
  3. Ter um acompanhante no hospital;
  4. Aproveitar as carências já cumpridas;
  5. Manter o plano ao se aposentar;
  6. Assumir a titularidade do plano de saúde coletivo por adesão;
  7. Ter cobertura durante inadimplência de até 60 dias.

🚨 BBB24: Davi menosprezado por rivais + Globo "apaga" Bia + Mãe de Matteus desaprova Cunhã e é detonada    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]