VIXE

Alerta: A Lei de trânsito em vigor e motoristas podem pagar fortuna caso sejam flagrados fazendo isso

24/06/2024 às 9h45

Por: Bianca Rayla
Imagem PreCarregada
Lei de trânsito - Montagem: TVFOCO

Tudo sobre a importante lei de trânsito já em vigor

É fato falar que uma lei de trânsito define atribuições das diversas autoridades e órgãos ligados ao trânsito, fornece diretrizes para a Engenharia de Tráfego e estabelece normas de conduta, infrações e penalidades para diversos usuários deste sistema.

Dessa forma, é de extrema importância que todos os cidadãos brasileiros que são motoristas, fiquem sabendo de todos os detalhes sobre a nova lei de trânsito que acaba de entrar em vigor, e os motoristas podem ter que pagar uma verdadeira fortuna, caso eles sejam flagrados. As informações são do portal do Governo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para melhor entender, a nova lei a qual estamos nos referindo, aumenta pena por adulteração de placas de veículos. Estamos falando da Lei nº 14.562 que criminaliza a conduta de quem modificar os identificadores de veículos não automotores, como reboques, semirreboques e elétricos.

A nova lei está em vigor desde 2023 no Brasil e dentre as mudanças, agora prevista prisão de 4 a 8 anos, também com multa, se a prática estiver relacionada a atividades comerciais ou industriais irregulares.

Continua após o Veja Também

Veja também

Placas de carros - Foto: Internet
Placas de carros – Foto: Internet

De acordo com informações do Governo Federal: “Com essa lacuna, a Justiça Brasileira trancava ações penais relacionadas a essas e outras adulterações”, declarou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agora, além do condutor do veículo, a lei também será aplicada ao funcionário público que contribuir para o licenciamento ou registro do veículo remarcado, ou adulterado, de acordo com o que foi divulgado.

Martelo batido de lei - Foto: Internet
Martelo batido de lei – Foto: Internet

A multa também é feita ao  receptador do veículo, ao tipificar a conduta de quem “adquire, recebe, transporta, conduz, oculta, mantém em depósito, desmonta, monta, remonta, vende, expõe à venda, ou de qualquer forma utiliza, em proveito próprio ou alheio”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, caso algum motorista seja flagrado dirigindo sem placa, está sujeito a pagar uma multa de  R$ 239,47 e sete pontos na carteira.

Quais são as principais Leis de trânsito do Brasil?

Confira a seguir as principais leis de trânsito do país:

  1. Cinto de segurança obrigatório para todos os passageiros.
  2. Dirigir embriagado é crime.
  3. Ciclistas também devem respeitar as leis de trânsito.
  4. Crianças devem ser transportadas com equipamento de segurança especial.
  5. Respeite os limites de velocidade.

🚨 Carlos Alberto expõe afastamento de Silvio Santos + Davi vive novo inferno + Desfecho de Tralli na Globo    

Leis
Bianca Rayla

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são:

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.