Urgente

PRISÃO: Nova lei para quem anda de ônibus acaba de entrar em vigor com 3 alertas urgentes a passageiros


Nova lei dos ônibus e do metrô é anunciada - Montagem TVFOCO

Nova ordem para quem anda de ônibus crava 3 alertas urgentes aos passageiros

Os passageiros agora vão precisar ficar mais atentos com uma nova lei sobre os ônibus que crava três alertas urgentes.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Isso porque muita coisa pode acontecer e passar despercebidos em viagens de ônibus, ainda mais quando viajamos sozinhos sem conhecer ninguém.

De acordo com informações do G1, Lei 7.224/24 que prevê a criação de um protocolo de segurança para vítimas de importunação sexual dentro do transporte público foi sancionada nesta semana em Campo Grande.

O texto que estabelece o que deve ser feito pelos funcionários em casos como este, além de citar os direitos das vítimas foram divulgadas pelo Diário Oficial nesta segunda-feira (15).

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Segundo a lei, o protocolo de segurança serve para estimular os envolvidos a agirem em situações de violência contra a mulher, por razões de gênero e coibir o abuso sexual nos transportes.

Veja também

Também foi proposta a criação de campanhas educativas para conscientizar a população sobre a importância de denunciar as práticas de violência.

De acordo com a lei, as seguintes medidas devem ser tomadas:

  • Os funcionários do transporte público devem acionar imediatamente a polícia ao presenciar situações de importunação sexual, abuso ou violência contra a mulher.
  • O Conselho Tutelar deve ser acionado caso a prática de abuso envolva crianças e adolescentes.
  • As empresas que têm acesso ao sistema de transporte público deve disponibilizar a pedido das vítimas, as imagens gravadas através das câmeras de segurança instaladas no interior dos veículos.

O QUE É LEI?

Numa acepção amplíssima, lei é toda a regra jurídica, escrita ou não; aqui ela abrange os costumes e todas as normas formalmente produzidas pelo Estado, representadas, por exemplo, pela Constituição federal, medida provisória, decreto, lei ordinária, lei complementar, etc.

Elas são as “regras do jogo” e existem para garantir que a democracia e os direitos de todos sejam respeitados. Ao obedecer às leis, contribuímos para um mundo mais justo para todos. O MPF tem a função de proteger as leis federais.

🚨 ESCÂNDALO: Atriz casada pegando Zé de Abreu + Flagra de sexo no SBT acaba em demissão + Buda vai ser pai?         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Prazer, sou Bruno Zanchetta, formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. O Jornalismo é a minha vida e está presente nas 24 horas do meu dia. Faço matérias diversas sobre carros luxuosos, veículos impressionantes e até sobre coleções curiosas Email: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br