MOTORISTAS EM ALERTA!
Nem choro salva: Nova Lei de trânsito prevê multa pesada e até pena de prisão aos motoristas que a infringirem
07/08/2024 às 6h40
Nova lei de trânsito, EM VIGOR, aplica multa severa e até mesmo pena de prisão com detenção de 4 a 8 anos aos motoristas que não a respeitarem em todo o Brasil
Em todo mundo, cada país possuem suas próprias leis de trânsito para que os motoristas e demais pessoas possam trafegar tranquilamente. Da mesma forma que funciona no mundo, aqui no Brasil essa história não é diferente, inclusive temos diversas leis que são extremamente necessárias em nosso cotidiano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na prática, as leis servem para regular as boas práticas de condução e convivência em todas as vias públicas do país. Porém, da mesma forma que elas garantem o bem estar de todos que transitam pelas vias públicas, em caso de descumprimento, as consequências podem gerar desde uma grande dor no bolso e até mesmo punições bem mais severas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, iremos falar de uma lei que está em vigor desde abril de 2023 e que, além de aplicar uma multa pesada, em casos mais graves podem culminar em punições mais severa que nem mesmo o choro poderá salvar quem a desobedecer.
Sem perdão!
Estamos falando da Lei 14.562/223, mais conhecida como a Lei da Placa, devidamente sancionada pelo vice presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, ainda no último ano de 2023. Segundo o que foi divulgado pelo portal Exame, essa lei torna crime inafiançável dirigir veículos sem placa ou com adulterações de chassi.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Decreto do Detran: O anúncio de Tralli com lei de trânsito da CNH que traz obrigação e pior multa a motoristas
● Tchau, CNH: Bom Dia é paralisado na Globo com nova lei de trânsito que arranca documento por atitude comum
● Isenção do IPVA: Substituta de Bocardi paralisa BDSP com lei de trânsito em vigor para salvar milhares
Conforme informações do Diário Oficial, esse texto altera o art. 311 do Decreto-Lei nº 2.848 do Código Penal, cuja qual considerava crime apenas a adulteração dos sinais identificadores de veículos automotores. Agora, a lei estende a criminalização, com a mesma pena, a todos os veículos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um dos objetivos da nova lei é coibir o roubo de carga, já que agora o crime não se limita apenas ao veículo automotor, mas se estende aos respectivos reboques e implementos.
Ainda de acordo com a nova lei, a alteração também penaliza o funcionário público que contribuir para o licenciamento ou registro do veículo remarcado ou adulterado, fornecendo indevidamente material ou informação oficial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas eu posso ser preso pela Lei da Placa?
Apesar de rigorosa, a nova lei de trânsito NÃO prevê exatamente uma prisão ao identificar uma simples circulação de veículos sem as respectivas placas.
Conforme o portal O Globo, essa prática continua sendo considerada uma infração gravíssima e a penalidade, nesse caso, é a “dor no bolso” no valor de R$ 293,47 além de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
Isso sem mencionar a remoção do veículo, o que já gera uma dor de cabeça em tanto. Porém, caso a PRÁTICA esteja relacionada a ATIVIDADE COMERCIAL OU INDUSTRIAL, a pena é ampliada para quatro a oito anos de reclusão, mais multa.
Sendo assim, é extremamente IMPORTANTE, que todos tenham cautela e sigam a lei à risca para não se dar mal.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.