Surpreendente!

Decreto de Tarcísio: Nova linha colossal é confirmada no coração de SP e nome de estação gigante da ZN vaza

20/06/2024 às 16h27

Por: Luiza Lefundes
Imagem PreCarregada
Hoje, o Metrô de São Paulo tem 91 estações (Foto: Agência Brasil)

Zona norte de SP ganha mais uma estação de metrô com nova linha gigantesca do metrô

Para a alegria de milhões de paulistas, uma nova estação de metrô é confirmada na grande São Paulo e cidadãos já comemoram com mais uma parada pra facilitar a rotina.

Portanto, de acordo com o portal Viatrolebus, o governador Tarcísio Freitas publicou um novo decreto mudando o nome atribuído à futura estação Vila Cardoso da Linha-6 Laranja do metrô, na zona norte paulista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A informação foi publicada nesta última terça-feira, 18 de junho de 2024, através do portal do Governo de São Paulo.

Desse modo, a parada passou a ser chamada de Estação Maristela. Apesar de não ter sido explicado os motivos da alteração, é de se imaginar que esteja associado ao bairro onde está localizada a parada, o Jardim Maristela.

Continua após o Veja Também

Veja também

A definição do nome de estações é uma tarefa realizada após um estudo de toponímia, que envolve pesquisar qual denominação tem mais significado para os usuários da região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, a nova está estação está atualmente em construção e será a penúltima parada da linha, antes de chegar na Brasilândia.

Conforme apurado pela Viatrolebus, suas obras estão em pouco mais de 27% dos trabalhos concluídos e está localizada na Estrada do Sabão, perto do Hospital Municipal da Brasilândia e receberá um terminal de ônibus integrado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto a Linha 6-Laranja como um todo, tem previsão de ser inaugurada parcialmente em 2026 e sua totalidade em 2027.

Com isso, a linha contará com o total de 15 quilômetros de extensão, atendendo a população com 15 estações e integrando aos trens da Linha 7-Rubi da CPTM e da Linha 8-Diamante da ViaMobilidade na Água Branca, além das linhas 1-Azul e 4-Amarela, prevendo transportar 630 mil pessoas por dia.

A construção está a cargo da Acciona, grupo espanhol que também vai operar a linha 6 através da concessionária Linha Universidades S.A. (Linha Uni) prevendo ligar a Brasilândia até São Joaquim em um trajeto de 23 minutos na média.

Quantas estações de Metrô existem em São Paulo?

De acordo com o portal da CPTM, a rede metroviária da cidade de São Paulo é composta por 6 linhas, totalizando 104,4 km de extensão e 91 estações, por onde passam mais de 5 milhões de passageiros diariamente.

Estações da linha 6 (Reprodução/Internet)
Estações da linha 6 (Reprodução/Internet)
Linha-6 laranja está em construção (Reprodução/Internet)
Linha-6 laranja está em construção (Reprodução/Internet)
Metroviários suspenderam a greve que estava marcada para o dia 07 de junho (Foto Reprodução/G1)
Metrô de SP (Foto Reprodução/G1)

🚨 Tati Machado titular do Encontro + Estrelas intocáveis da Globo + Datena fora da Band: "Não tem dinheiro"    

estação
Metrô de SP
Luiza Lefundes

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.