Nova regra do INSS sobre a prova de vida pega os 60+ de surpresa

Você precisa saber tudo sobre a nova regra do INSS sobre a prova de vida que pega os 60+ de surpresa. FIQUE POR DENTRO DE TUDO.

05/05/2025 15h30

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Agência do INSS (Foto: Reprodução / TV Fronteira)

Você precisa saber tudo sobre a nova regra do INSS sobre a prova de vida que pega os 60+ de surpresa

A título de informação, o INSS é o órgão responsável pelo pagamento de aposentadorias, pensões e outros benefícios previdenciários aos trabalhadores que contribuem com a Previdência Social.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, ele garante proteção financeira em casos de aposentadoria, invalidez, doença ou morte. A prova de vida do INSS é um procedimento obrigatório que comprova que o beneficiário está vivo e apto a continuar recebendo os pagamentos.

Dessa forma, ela evita fraudes e pagamentos indevidos. A prova de vida deve ser feita por aposentados, pensionistas e demais beneficiários que recebem por meio de conta-corrente, poupança ou cartão magnético. O procedimento é simples e anual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PROVA DE VIDA

Dessa forma, nesta segunda-feira, dia 5, vocês saberão tudo sobre a nova regra do INSS sobre a prova de vida que pega os 60+ de surpresa.

Bom, para melhor entender sobre o assunto, de acordo com informações do portal E-Investidor, com as novas regras, publicadas pelo INSS, não é mais obrigatório que o beneficiário se dirija pessoalmente a uma agência bancária ou às unidades do INSS para comprovar que está vivo.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Sendo assim, agora, a responsabilidade por esse processo agora recai sobre o próprio instituto, que irá verificar a situação do segurado através do cruzamento de dados com outros órgãos públicos de forma automática.

INSS aplicativo
INSS aplicativo (Foto: Reprodução/Internet)

QUAIS SÃO OS MÉTODOS REALIZADOS COM A PROVA DE VIDA DO INSS?

  • Acesso ao Aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS;
  • Empréstimos consignados;
  • Realizar transações financeiras que precisam do Reconhecimento Biométrico;
  • Vacinação em dia;
  • Atualizações no Cadastro Único (CadÚnico);
  • Votação em eleições;
  • Cadastro ou recadastramento em Órgãos de Trânsito, ou Segurança Pública;
  • Emissão ou renovação de documentos;
  • Declaração do Imposto de Renda.

Contudo, é válido falar que as formas tradicionais de realizar a prova de vida permanecem disponíveis para aqueles que preferirem. Por fim, agora, o INSS agora assume integralmente o controle desse agendamento automático. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS confirma novidade sobre parcela do 13° salário (Foto: Divulgação)
INSS – Foto Internet

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.