INOVADOR!

Novas regras auxílio-doença 2024: INSS promove mudança histórica e aposentados estão em alerta

10/12/2023 às 16h55

Por: Wellington Silva
Imagem PreCarregada
Novas regras para o auxílio-doença do INSS 2024 (Foto: Reprodução, Montagem - Tv Foco)

Inovando, o INSS vai usar recurso revolucionário para concessão do auxílio-doença em 2024; Confira os detalhes

Mudando toda a forma que conhecemos na concessão de benéficos, o INSS planeja implantar uma forma revolucionária que promete mudar tudo.

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passará a utilizar uma ferramentas contra fraudes nos pedidos de auxílio-doença enviados por meio do Atestmed. Entenda melhor:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

inteligência artificial vai ajudar o INSS a combater fraudes nos atestados médicos. A nova ferramenta deve começar a funcionar ainda neste mês, segundo o Instituto.

O programa de inteligência artificial vai analisar os atestados enviados pelo Atestmed. É uma função do aplicativo Meu INSS, em que o usuário envia o documento por ali, em vez de fazer uma perícia presencial. O robô vai fazer o cruzamento de bancos de dados para detectar as irregularidades. Ele vai checar a identificação dos médicos, registro no Conselho de Medicina e grafia, a letra, dos médicos, por exemplo.

Continua após o Veja Também

Veja também

Auxílio-doença do INSS (Foto: reprodução - Canva, Montagem - TV Foco)
Auxílio-doença do INSS (Foto: reprodução – Canva, Montagem – TV Foco)

A ideia é que essa análise com uso de robôs reduza o tempo de espera para concessão de benefícios e torne o processo mais seguro, disse o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, à Rádio Nacional. De acordo com o presidente do instituto, a adoção dessa tecnologia é a segunda fase do Atestmed. Uma das medidas adotadas para tentar reduzir a fila de espera do INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo dados do instituto, mais de um milhão de pessoas aguardam a análise dos casos para concessão de benefícios, como o auxílio-doença.

Quem tem direito ao auxílio-doença?

Segundo o site do Governo Federal, ele funciona como uma licença: você fica afastado do trabalho, fazendo seu tratamento e, mesmo assim, recebe uma remuneração. O benefício é dado aos pacientes com câncer que sejam segurados do INSS, mesmo aqueles que contribuem de forma autônoma. E saiba que, para ter direito a esse benefício, você não pode ter se filiado ao INSS depois da descoberta da doença. Funcionários públicos têm regras próprias – se for o seu caso, peça informações em sua repartição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Há três formas: você deve preencher um requerimento e agendar a perícia médica pelo site: meu.inss.gov.br, através do aplicativo ou pelo telefone 135.

Auxílio-doença do INSS (Foto: reprodução - Olhar Digital)
Auxílio-doença do INSS (Foto: reprodução – Olhar Digital)

É nessa consulta que o médico do INSS vai comprovar a doença e liberar o benefício. E fique atento: se você não puder comparecer no dia agendado, deverá remarcar a perícia até três dias antes da data agendada – você só tem direito a remarcar uma única vez, pela Central 135 ou pelo Meu INSS, caso contrário ficará impossibilitado de requerer novamente o benefício pelos próximos 30 dias.

E se o paciente estiver internado? Se estiver internado no hospital ou acamado em casa, o prazo para remarcação é de sete dias antes ou até a data agendada, sendo necessário solicitar a perícia hospitalar ou domiciliar.

🚨 Desespero na Record com chegada de global + Fantástico destruído + Climão entre Bia e Eliana     

Alerta INSS
aposentados e pensionistas inss
auxílio doença
Auxílio Doença INSS
Wellington Silva

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, salários dos famosos, cantores, e como um bom noveleiro que sou, sobre as grandes novelas. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.