Fez História

CelebridadesFez Históriaighome

Novela leva emissora à falência, trama é interrompida às pressas e atores processam o canal

Carolina Kasting era a protagonista de Brida, novela da TV Manchete (Foto: Reprodução)
Carolina Kasting era a protagonista de Brida, novela da TV Manchete (Foto: Reprodução)

Brida foi a última pá de terra na extinta TV Manchete

A TV Manchete foi um dos maiores marcos na história do audiovisual brasileiro e suas produções, aliadas ao jornalismo apurado, fizeram com que o canal se tornasse um dos mais prósperos da época. Porém com o crescimento de seus concorrentes e os custos exorbitantes para a manutenção da frequência, a emissora entrou em uma forte crise financeira em meados de 1998 que a levaria à falência no ano seguinte.

Porém naquele momento, utilizando seus esforços finais para manter o canal aberto, uma última tentativa desesperada foi lançada: Apostar em uma produção de teledramaturgia de alto-nível que alavancasse a audiência. Assim nasceu a novela Brida, criada por Angélica Lopes. Mal sabia a TV Manchete que o esforço seria em vão.

+Sonia Abrão, após esconder identidade do namorado secreto, posta foto de beijão e assume: “Só love”

Veja também

Brida contava a história da personagem título que se descobria uma bruxa, tanto nesta vida quanto em outras encarnações. A protagonista era interpretada por Carolina Kasting, que se via dividida entre dois amores, seu namorado Lorens (Leonardo Vieira) e o mago Mariano (Augusto Xavier).

A história foi baseada no livro homônimo escrito por Paulo Coelho, que na época vendeu cerca de 10 milhões de cópias ao redor do mundo e deu esperanças para a TV Manchete de atrair a base sólida de fãs do autor para a emissora carioca.

+Homem assume amor por Roberto Carlos após anos de casamento e torna público paixão: “Louco por você”

Então lances altos foram feitos. Além do forte investimento em cenários, nomes de peso no elenco e gravações na Irlanda, foi feita uma arriscada aposta com os patrocinadores da produção: Caso a novela não atingisse a marca de 10 pontos de audiência, não seria necessário que eles fizessem o pagamento da publicidade.

Foi o fim: Brida amargou em míseros 2 pontos, colocando a emissora contra a parede. A solução foi drástica: a novela foi retirada do ar às pressas, cortada pela metade, com um último capitulo, onde um narrador conta quais seriam os destinos dos personagens da trama.

+Fátima Bernardes, após barraco ser exposto, posa com bonitão e esclarece toda a verdade: “Não se esqueça”

A situação que não podia piorar, piorou: após a falência do canal poucos meses depois, os atores se viram desempregados e sem receber o cachê pelos capítulos gravados. Carolina Kasting move até hoje uma ação contra a emissora dos Bloch para reaver seu dinheiro perdido.

Com certeza Brida teve seu potencial desperdiçado e foi a grande responsável por enterrar de vez a TV Manchete.

Participe agora do grupo do TV FOCO no Telegram e receba tudo sobre BBB - Clique aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários