Globo

Novela Pantanal, maior algoz da história da Globo, ganha força para ser exibida na emissora após arrependimento devastador

Novela Pantanal pode ir ao ar na Globo. (Foto: Divulgação)
Novela Pantanal pode ir ao ar na Globo. (Foto: Divulgação)

Novela Pantanal, que impôs derrota histórica para a Globo em pleno horário nobre, pode ser exibida pela emissora

Em uma reviravolta inimaginável, Pantanal (1990), uma das poucas novelas da história que conseguiram derrotar a Globo no horário nobre, está mais próxima de ser exibida pela emissora carioca.

O folhetim escrito por Benedito Ruy Barbosa “atormentou” a Globo por um bom tempo, uma vez que, além de ter conseguido essa façanha de vencer a emissora na sua faixa principal, a trama poderia ter sido exibida pela própria Globo, uma vez que, desde meados dos anos 1980, o autor oferecia o projeto ao canal.

+ Sikêra Jr, após renovar contrato com a RedeTV!, exige demissão dentro do canal e dispara: “Pela última vez”

+ Bruno, da dupla com Marrone, após se envolver em escândalo com polícia, quebra silêncio e escancara situação: “Errei”

+ Rebeca Abravanel, após calar a boca de todos em casamento, tem confissão sobre Pato divulgada: “Falou mal dele”

A Globo até chegou a enviar dois de seus diretores para o Pantanal, onde o folhetim seria gravado. No entanto, era época de cheia na região, e os executivos retornaram no mesmo dia com um parecer negativo, alegando que era inviável gravar a trama por lá. Segundo Benedito Ruy Barbosa, o diretor Daniel Filho foi quem mais se opôs à produção.

Após a recusa definitiva da Globo, o autor decidiu apresentar o projeto à Manchete, que se empolgou com a ideia e autorizou a produção do folhetim.

O detalhe é que, na época, o presidente e fundador da emissora, Roberto Marinho (1904-2003), tentou minimizar o êxito de Pantanal, alegando que a trama não chegava a concorrer diretamente com as novelas da Globo no horário nobre para ser considerada um “sucesso absoluto”, e ainda criticou as “apelações” da trama com as cenas de sexo mais ousadas.

“A novela não é essa estrela que a Manchete diz ter acendido”, disse. “Ela não é um sucesso absoluto coisa nenhuma, pois para conseguir sucesso real seria preciso colocar no ar uma novela no mesmo horário das da Globo e vencê-las”, disparou. “A Globo poderia até apresentar a novela, mas sem as apelações sexuais”, completou Marinho, que no fim das contas, acabou se arrependendo de não ter o folhetim em sua programação.

NEGOCIAÇÃO

E hoje, trinta anos depois, Pantanal está próximo da Globo. O colunista Flávio Ricco, do R7, revelou que a emissora está em negociações avançadas com Benedito Ruy Barbosa para adquirir os direitos da novela.

Não é de hoje que o canal avalia a chance de realizar um remake do folhetim, mas a possibilidade de exibir a obra original na TV aberta não estaria descartada, algo que seria inédito na história do canal.

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Renan Santos

Atuando também como roteirista de TV e cinema, Renan é redator e colunista do TV FOCO desde 2014, noticiando e criticando o mirabolante e imprevisível universo televisivo e dos famosos.