SBT

Novela produzida pelo SBT ganhará remake no exterior

Francisco di Franco protagonizou a novela Jerônimo, no SBT. (Foto: Reprodução)
Francisco di Franco protagonizou a novela Jerônimo, no SBT. (Foto: Reprodução)

Os folhetins brasileiros seguem ganhando espaço no exterior, chegando, inclusive, a motivar a produção de novas versões. Será o caso da novela Jerônimo, o Herói do Sertão.

A trama surgiu no rádio, em 1953. Criada por Moysés Weltman para a Rádio Nacional, Jerônimo, O Herói do Sertão foi uma das radionovelas mais longevas da América Latina, ficando no ar por 14 anos. O sucesso da novela rendeu versões para o cinema, televisão e até uma série de história em quadrinhos.

A novela ganhou sua primeira versão na TV em 1972, na extinta TV Tupi. Francisco di Franco foi o protagonista da produção, que ganhou outra versão em 1984, no SBT, e que também foi estrelada pelo ator.

No SBT, a novela foi exibida, apenas com o título de Jerônimo, na faixa das 18h, e ficou no ar por somente cinco meses. Apesar de ter ganhando duas reprises, em 1985 e 1991, a trama não conseguiu alcançar o mesmo sucesso das versões anteriores no rádio e na TV Tupi.

+Sandra Annenberg faz aniversário, recebe declaração de Evaristo Costa e leva público ao delírio com retorno da dupla

+ Claudia Leitte acaba com espera dos fãs, mostra mudança drástica no corpo com gravidez e deixa público perplexo

+Neymar é pego de surpresa, modelo vai ao SBT entregar tudo e toda agressão é exposta

Jerônimo, o Herói do Sertão se passava na fictícia cidade de Cero Bravo, no interior nordestino, e acompanhava a história de Jerônimo, um homem destemido que enfrentava a tirania do Coronel Saturnino Bragança, um sujeito poderoso que controlava toda a cidade.

Agora, de acordo com a colunista Patrícia Kogut, a novela ganhará uma versão estrangeira. A Wise Entertainment, fundada pelo brasileiro Maurício Motta, vai produzir um remake de Jerônimo, o Herói do Sertão para a TV internacional. A empresa negociou a compra da novela diretamente com Wladimir Weltman, filho de Moysés, criador da história.

As últimas produções brasileiras a ganharem novas versões no exterior foram a minissérie Amores Roubados, produzida pela Telemundo para o público hispânico, a série Como Aproveitar o Fim do Mundo, pela rede The CW nos Estados Unidos, além da série O Bem-Amado, para a TV mexicana. A clássica novela O Rebu também seria adaptada para os EUA, através da rede ABC, maior emissora de TV aberta do país, mas o projeto não avançou. Porém, existe a possibilidade da Telemundo também produzir um novo remake da trama para a TV hispânica.

Vale lembrar que algumas das novelas de maior sucesso de Janete Clair, considerada uma das melhores novelistas da história da televisão brasileira, também estão sendo adaptadas para o México. A pedido de um produtor mexicano, o roteirista Vitor de Oliveira está transformando as obras da autora em projetos de série. Entre os folhetins estão Selva de Pedra e Pai Herói.

Participe agora do grupo do TV FOCO no Telegram e receba tudo sobre BBB - Clique aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Renan Santos

Atuando também como roteirista de TV e cinema, Renan é redator e colunista do TV FOCO desde 2014, noticiando e criticando o mirabolante e imprevisível universo televisivo e dos famosos.